Demarcar, fiscalizar e educar: a biopolítica em Foucault e o plano de propaganda contra o analfabetismo
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15557Palavras-chave:
alfabetização, biopolítica, educação, Primeira repúblicaResumo
Este artigo tem como objetivo principal discutir como o Plano de Propaganda Contra o Analfabetismo em Parelhas conseguiu estabelecer a existência de uma Biopolítica, ou seja, como o aparelhamento do Estado a partir de suas fiscalizações, normas e regras, acabou se fazendo presente em Parelhas por meio de um plano educacional que tinha como seu objetivo principal não só tirar a população do analfabetismo, como também transformar os alunos que iriam ser alfabetizados em cidadãos republicanos. Neste sentido, resolvemos fazer um recorte de três documentações que discutem como ocorreram algumas atividades referentes ao 7 de setembro e ao 15 de novembro, bem como das respectivas fotografias que mostram como o evento aconteceu. Partindo da análise realizada, ficou clara a intenção da República que além de propor modelos de alfabetização, também implantou meios de controles nos estudantes a fim de formá-los enquanto cidadãos e mantenedores da lei.
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