Tecnologias e ensino-aprendizagem: realidade de Marajá do Sena – MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15559

Palavras-chave:

aprendizagem, ensino-aprendizagem, recursos, tecnologia

Resumo

Estudo de natureza qualitativa sobre a inserção das tecnologias no ensino-aprendizagem em uma escola de educação básica no município de Marajá do Sena, no Maranhão. Tem como objetivo analisar como a tecnologia está sendo utilizada no cotidiano escolar e suas implicações na aprendizagem dos alunos. O percurso metodológico teve como base teórica Kenski (2007), Freire (1995) e Moran (2000), que deram a fundamentação necessária para conhecer acerca do uso das tecnologias no ensino. A pesquisa de campo deu-se por meio de observação e entrevistas. Evidenciou-se que os professores fazem uso das tecnologias no ensino e que a aprendizagem é facilitada por esses recursos. Conclui-se que há a necessidade de programas de inclusão digital e formação continuada para aperfeiçoamento dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackeline de Freitas Nunes, Universidade Federal do Maranhão - Brasil

Doutora em educação escolar pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMA. Membra do grupo de pesquisa comunicação científica do departamento de Biblioteconomia da UFMA. Professora do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Contribuição de autoria: Autor.

Ingrid Sousa Carneiro, Universidade Federal do Maranhão - Brasil

Graduada em Letras – Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Faculdade Waldir Filho. Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão no Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). 

Contribuição de autoria: coautor.

Ricardo de Carvalho Bezerra, Universidade Federal do Maranhão - Brasil

Graduando do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão no Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Contribuição de autoria: coautor.

Referências

BENTO, Luciana; BELCHIOR, Gerlaine. Mídia e Educação: o uso das tecnologias em sala de aula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v.1, edição especial, p.334-343, set./dez. 2016.

BIANCHETTI, Roberto Gerardo. Educação de qualidade: um dos dilemas fundamentais para a definição das políticas educativas. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 233-258, jul. 2008.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: Pesquisa revela dados sobre tecnologias na educação. Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/pesquisa-revela-dados-sobre-tecnologias-nas-escolas. Acesso em: 09 jun. 2024.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Aplicativos de interação em sala de aula: análise de três possibilidades pedagógicas com recursos digitais. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3313. Acesso em: 22 jun. 2024.

FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. São Paulo: Editora Vozes, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2007.

LIMA, Marilia Freires de; ARAÚJO, Jefferson Flora Santos de. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem. Acesso em: 20 jun. 2024.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2000.

NUNES, Jackeline de Freitas; DIAS, Ilzeni Silva. As tecnologias da informação no currículo do Ensino Médio: análise a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 12, n. 1, p.204-226, 29 jan. 2019. Disponível em: https://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10753. Acesso em: 15 ago. 2024.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 32. ed. São Paulo: Autores Associados, 1999.

SILVEIRA, Laelson Santos da; SANTOS, Raul Teruel dos. Formação de professores e o uso das tecnologias digitais na sala de aula. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/26785. Acesso em: 15 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-11-26

Como Citar

NUNES, J. de F.; CARNEIRO, I. S.; BEZERRA, R. de C. Tecnologias e ensino-aprendizagem: realidade de Marajá do Sena – MA. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15559, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15559. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15559. Acesso em: 21 dez. 2024.