Filantropia empresarial na educação brasileira: a máscara da beneficência

Autores

Palavras-chave:

crise do capital, educação, filantropia empresarial

Resumo

O presente estudo é fruto de uma pesquisa, cujo resultado, veio a tornar-se um trabalho dissertativo. O intuito é apresentar uma crítica à filantropia empresarial educacional como mecanismo de formação e cooptação social. A metodologia é de cunho bibliográfico e documental. Como resultado, é possível perceber que o a beneficência empresarial tem velada a necessidade de vender uma imagem humanizada à sociedade, difundindo a concepção de que as empresas não têm como fim exclusivamente a acumulação de capital, mas que desenvolvem ações que atendem a sociedade como um todo, principalmente os que estão a margem. Em contrapartida, a sociedade burguesa não pretende abolir a sociedade de classes. O que busca, é consolidar novas formas de opressão, em consequência, novas formas de luta frente às que já existem.

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Biografia do Autor

Stephanie Barros Araújo, Secretaria de Educação, Fortaleza - Brasil

Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UECE). Licenciada em Pedagogia. Professora da Educação Básica no Município de Fortaleza (SME/Fortaleza). Pesquisadora dos Grupos: Educação e Luta de Classes (UECE) e Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Trabalho (UECE).

Contribuição de autoria: autor.

Caio César da Silva Araújo, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Mestrando em Educação (PPGE/UFC). Especialista em Educação Física Escolar (UNINTER). Licenciado em Educação Física (UECE). Membro dos Grupos: Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE) e Linguagens e Educação em Rede (LER/UFC).

Contribuição de autoria: Análise Documental.

Maria das Graças Barros, Universidade de Fortaleza - Brasil

Mestranda em Saúde Coletiva (PPGSC/UNIFOR). Especialista em Psicopedagogia (UVA). Professora da Educação Básica no Município de Fortaleza (SME/Fortaleza).

Contribuição de autoria: Análise Documental.

Referências

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Publicado

2024-11-23

Como Citar

ARAÚJO, S. B.; ARAÚJO, C. C. da S.; BARROS, M. das G. Filantropia empresarial na educação brasileira: a máscara da beneficência. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15560, 2024. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15560. Acesso em: 2 dez. 2024.