Estudos sobre trabalho docente no âmbito do Difort/CNPq
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15626Palavras-chave:
trabalho docente, trabalho, pesquisa em educaçãoResumo
O presente estudo objetiva apresentar uma análise das produções realizada por membros do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq), especificamente focando as produções publicadas em periódicos científicos em que o foco seja o trabalho dos profissionais da educação. Para alcançar objetivo proposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com isso percorremos quatro procedimentos: a) levantamentos dos nomes de todos os membros do grupo de pesquisa DIFORT, suas titulações e suas datas de inclusão no grupo. b) consulta no Currículo Lattes de cada pesquisador do grupo DIFORT, para a identificação de artigos completos publicados em periódicos dentro de um recorte temporal de 2014 a 2024, que abordam a temática do trabalho dos profissionais da educação. c) classificações das produções em cinco eixos temáticos e d) apresentação do conteúdo dos artigos em torno do trabalho dos professores. Após realizar a busca, foram identificados 23 artigos, os quais são apresentados em cinco eixos temáticos, assim agrupados: trabalho docente, condições de trabalho docente, precarização do trabalho docente, valorização do trabalho docente e saúde e qualidade de vida docente.
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Referências
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