Neurodidática e xadrez, caminhos iniciais de formação de professores de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15632Palavras-chave:
xadrez, neurodidatica, funções executivas, memória de trabalho, formação docenteResumo
A progressiva transformação dos sistemas educacionais na América Latina levou à consolidação do conceito de formação de professores, como estratégia fundamental na otimização da qualidade da educação. A capacidade do professor de reinventar seu trabalho e qualificar a relevância e o significado de suas atuações, a partir de processos de formação vivencial, faz parte do foco de observação do estudo. O objetivo do artigo é compreender diversas perspectivas dos autores a respeito da formação de professores normalistas em um contexto onde as práticas de sala de aula são transversalizadas pela neurodidática e pelo uso de ferramentas específicas da área de xadrez. Trata-se de um estudo qualitativo, que apresenta o estado da arte do conceito de formação inicial de professores de educação infantil. A partir da revisão da literatura, evidencia-se que a partir dos processos de formação inicial de professores é importante modelar práticas educativas em que o fortalecimento de suas funções executivas seja mediado pela vivência de experiências de aprendizagem lúdicas, experienciais e interativas.
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