Neurodidática e xadrez, caminhos iniciais de formação de professores de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15632

Palavras-chave:

xadrez, neurodidatica, funções executivas, memória de trabalho, formação docente

Resumo

A progressiva transformação dos sistemas educacionais na América Latina levou à consolidação do conceito de formação de professores, como estratégia fundamental na otimização da qualidade da educação. A capacidade do professor de reinventar seu trabalho e qualificar a relevância e o significado de suas atuações, a partir de processos de formação vivencial, faz parte do foco de observação do estudo. O objetivo do artigo é compreender diversas perspectivas dos autores a respeito da formação de professores normalistas em um contexto onde as práticas de sala de aula são transversalizadas pela neurodidática e pelo uso de ferramentas específicas da área de xadrez. Trata-se de um estudo qualitativo, que apresenta o estado da arte do conceito de formação inicial de professores de educação infantil. A partir da revisão da literatura, evidencia-se que a partir dos processos de formação inicial de professores é importante modelar práticas educativas em que o fortalecimento de suas funções executivas seja mediado pela vivência de experiências de aprendizagem lúdicas, experienciais e interativas.

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Biografia do Autor

Isolina Majul Martínez, Universidad del Atlántico - Colombia

Estudiante de Maestría en Neuropedagogia; Universidad del Atlántico, Colombia; Docente titular Colegio Karl C. Parrish.

Contribución autora Principal del articulo.

Adriana del Rosario Pineda Robayo, Universidad del Atlántico - Colombia

Doctora em Ciencias de la Educación por la Universidad del Atlántico, Colombia. Docente Universidad del Atlántico. Perteneciente al grupo GERES, Grupo de Investigación Educación y Cognición.

Contribución de autoría: coautora. 

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

MARTÍNEZ, I. M.; ROBAYO, A. del R. P. Neurodidática e xadrez, caminhos iniciais de formação de professores de educação infantil. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15632, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15632. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15632. Acesso em: 21 dez. 2024.