Papel da escola no ensino de valores políticos, éticos e estéticos para crianças na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15638

Palavras-chave:

educação infantil, valores éticos, valores políticos, valores estéticos

Resumo

Neste estudo é analisado o papel desempenhado pela instituição de educação infantil na promoção de valores políticos, éticos e estéticos, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2010), tendo como base as contribuições de autores como Savater (2012), Díez Navarro (2004), Pérez Esclarín (2001), entre outros. O artigo enfatiza a importância de uma educação integral que transcenda a simples transmissão de conhecimentos técnico-científicos, difundindo valores essenciais para a convivência em sociedade. A metodologia adotada segue uma abordagem qualitativa por meio de um levantamento do estado do conhecimento, realizando busca por teses e dissertações relacionadas ao tema produzidas no Brasil e disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), referentes ao período entre 2018 e 2023. A análise é realizada sob a perspectiva da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), identificando e examinando pesquisas relevantes que destacam a necessidade de integrar tais valores no currículo educacional, visando estimular o desenvolvimento pessoal e social das crianças desde os primeiros anos de vida. Os resultados obtidos revelam que ainda há um longo percurso a ser trilhado no que se refere ao ensino de valores na educação infantil.

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Biografia do Autor

Maria Souza dos Santos, Pontifícia Universidade Católica ado Rio Grande do Sul - Brasil

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil. Graduada em Pedagogia e graduada em Letras - Português/Inglês, ambas pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Contribuição de autoria: Coleta dos dados, análise dos dados, sistematização da pesquisa, escrita do artigo.

Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta da PUCRS, nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Sociologia e Ciências Políticas (PPGSCP). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei) e dos Grupos de Pesquisa "Questões Sociais na Escola" e "Psicologia e Educação". Coordenadora do Laboratório das Infâncias LabInf. Bolsista Produtividade CNPq.

Contribuição de autoria: Análise dos dados, sistematização da pesquisa, escrita do artigo.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

SANTOS, M. S. dos; SANTOS, A. M. dos. Papel da escola no ensino de valores políticos, éticos e estéticos para crianças na educação infantil. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15638, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15638. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15638. Acesso em: 21 dez. 2024.