Práticas pedagógicas de educação ambiental na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15642

Palavras-chave:

educação ambiental, prática pedagógica, educação infantil

Resumo

O presente estudo encontra-se inserido no debate referente às práticas pedagógicas de Educação Ambiental (EA) na Educação Infantil. Para tanto, tem por objetivo compreender as possíveis práticas pedagógicas de EA na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica e entrevistas estruturadas, envolvendo oito professoras de um Centro de Educação Infantil (CEIM) de Lages (SC), selecionadas por acessibilidade da pesquisadora. O critério de inclusão dos professores participantes foi estar atuando há mais de dois anos na unidade pesquisada. As análises permitiram evidenciar a ausência da EA na formação inicial e continuada de professores(as), de acordo com a percepção destas professoras. Em relação à tendência da Educação Ambiental, as práticas pedagógicas relatadas nas entrevistas permitem classificá-las como práticas pedagógicas de Educação Ambiental de abordagem conservacionista. Evidenciou-se, também, segundo os relatos das participantes, que faltam recursos didáticos e conhecimentos específicos sobre a temática e seus desdobramentos.

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Biografia do Autor

Ticiana Dutra, Universidade do Planalto Catarinense - Brasil

Mestra em Educação, professora da Educação Infantil no Sistema Municipal de Educação de Lages (SMEL). Contribuiu com a pesquisa de campo, referencial teórico, categorização e análise dos dados.

Lucia Ceccato de Lima, Universdade do Planalto Catarinense - Brasil

Doutora em Engenharia Ambiental, professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense.

Contribuiu com o desenho metodológico, categorização e análise dos dados e revisão do texto.

Jaime Farias Dresch, Universidade do Planalto Catarinense - Brasil

Doutor em Educação, professor no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense.

Contribuiu com o desenho metodológico, categorização e análise dos dados e revisão do texto.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

DUTRA, T.; LIMA, L. C. de; DRESCH, J. F. Práticas pedagógicas de educação ambiental na educação infantil. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15642, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15642. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15642. Acesso em: 21 dez. 2024.