Práticas pedagógicas de educação ambiental na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15642Palavras-chave:
educação ambiental, prática pedagógica, educação infantilResumo
O presente estudo encontra-se inserido no debate referente às práticas pedagógicas de Educação Ambiental (EA) na Educação Infantil. Para tanto, tem por objetivo compreender as possíveis práticas pedagógicas de EA na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica e entrevistas estruturadas, envolvendo oito professoras de um Centro de Educação Infantil (CEIM) de Lages (SC), selecionadas por acessibilidade da pesquisadora. O critério de inclusão dos professores participantes foi estar atuando há mais de dois anos na unidade pesquisada. As análises permitiram evidenciar a ausência da EA na formação inicial e continuada de professores(as), de acordo com a percepção destas professoras. Em relação à tendência da Educação Ambiental, as práticas pedagógicas relatadas nas entrevistas permitem classificá-las como práticas pedagógicas de Educação Ambiental de abordagem conservacionista. Evidenciou-se, também, segundo os relatos das participantes, que faltam recursos didáticos e conhecimentos específicos sobre a temática e seus desdobramentos.
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