O lúdico na aprendizagem na percepção de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15652

Palavras-chave:

ludicidade, ensino, aprendizagem, ensino fundamental

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender a importância da lúdico como ferramenta para o processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais da Educação Básica. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de entrevistas com professoras que lecionam nas séries iniciais, assim como, um levantamento de fontes bibliográficas, incluindo artigos, legislação e o documento da Base Nacional Comum Curricular (2017). Por meio da análise das concepções das professoras sobre ludicidade e sua aplicação, foi possível constatar que o excesso de material e conteúdos bem como o desinteresse e falta de participação dos alunos configuram desafios para aplicar a ludicidade em sala de aula. Destaca-se a importância do lúdico como ferramenta que proporciona aprendizagem significativa e desenvolvimento integral dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Cristina de Oliveira Quadros, Centro Universitário Adventista de São Paulo - Brasil

Pós-doutorado em Educação pela FE-USP. Doutorado em Letras pela FFLCH-USP. Experiência em docência e Gestão por mais de vinte anos. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação do Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP.

Contribuição para o artigo: estruturação da pesquisa e revisão textual.

Cristiane Costa Carlos, Centro Universitário Adventista de São Paulo - Brasil

Egressa do curso de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo em 2023. Estágio no Programa da CAPES – Residência Pedagógica. Pesquisa resultante da atuação nesse estágio. Contribuição para o artigo: realização da pesquisa in loco e a revisão integrativa da literatura.

Gabryiela Pires dos Santos, Centro Universitário Adventista de São Paulo - Brasil

Egressa do curso de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo em 2023. Estágio no Programa da CAPES – Residência Pedagógica. Pesquisa resultante da atuação nesse estágio. Contribuição para o artigo: realização da pesquisa in loco e a revisão integrativa da literatura.

Maysa da Ressurreição Freitas, Centro Universitário Adventista de São Paulo - Brasil

Egressa do curso de Pedagogia do Centro Universitário Adventista de São Paulo em 2023. Estágio no Programa da CAPES – Residência Pedagógica. Pesquisa resultante da atuação nesse estágio.

Contribuição para o artigo: realização da pesquisa in loco e a revisão integrativa da literatura.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em 24 fev 2024.

CHAVES, Delma Köhler; RIPA, Roselaine. O PAPEL DO EDUCADOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 3, n. 11, p. e3112287, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i11.2287. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2287. Acesso em: 24 abr. 2023.

FRANCO, J. F. A importância da ludicidade no processo ensino-aprendizagem da criança. Revista Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 187–197, 2018. Disponível em: https://periodicos2.unemat.br/index.php/reps/article/view/10056. Acesso em: 24 abr. 2023.

HENDLER, Vanícia Behenck. O lúdico nas primeiras séries do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso. Ufrgs.br, 2010. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/142848>. Acesso em: 15 nov.

IMACULADA, Maria; SOUSA, Simara. A ludicidade como estratégia de apoio na aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 8, p. 325–336, 2020. Disponível em:

<https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3367>. Acesso em: 15 nov. 2022.

MACHADO, Thaysa Calandino Faria. A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem: a ruptura entre a passagem da educação infantil para o ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

MATOS, Pâmella. Cristina. Santos de. O lúdico na alfabetização dos anos iniciais. Revista Caparaó, v. 4, n. 1, 2022. Disponível em: https://www.revistacaparao.org/caparao/article/view/72. Acesso em: 15 nov. 2022.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: Hucitec Editora, 2014. p. 171-350. Disponível em:

<https://livrogratuitosja.com/wp-content/uploads/2022/04/O-DESAFIO-DO- CONHECIMENTO-ATUALIZADO.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2023.

MODESTO, Adélia Pereira dos Santos; SILVA, Kátia Gomes de Oliveira; FUKUI, Regina. Kikue Fukui. A Promoção da Ludicidade no Processo de Aprendizagem. Revista Psicologia & Saberes, [S. l.], v. 9, n. 14, p. 59–69, 2020. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/1151. Acesso em: 24 abr. 2023.

MONTEIRO, Joyce; NOGUEIRA, Débora. Vigotski: a relação entre afetividade, desenvolvimento e aprendizagem e suas implicações na prática docente. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade. Bebedouro, 2 (1): p.59-72, 2015

MORAIS, Francisco de Assis Marinho; SILVA, Gessione Moraes da; BESERRA, Ivanilza de; CAVALCANTE, Maria da Paz. As práticas de ensino com ludicidade sob a ótica de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Anais VI SETEPE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26205>. Acesso em: 06/06/2023 19:16

MOREIRA, Aline Pereira da Silva. A concepção docente da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.

NASCIMENTO, Ramilis. Moreira.; ARÊAS NETO, Nilo. Terra.; SAINT’CLAIR, Emerson da Mata; CALOMENI, Mauricio Rocha. LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. Perspectivas online Ciências Biológicas e da Saúde, v. 2, n. 5, 24 jun. 2012. Disponível em https://www.perspectivasonline.com.br/biologicas_e_saude/article/view/225/131. Acesso em 23 nov 2024.

OLIVEIRA, Indira Caldas Cunha de; FRANCISCHINI, Rosângela. Direito de brincar: as (im)possibilidades no contexto de trabalho infantil produtivo. PsicoUSF, Itatiba , v. 14, n. 1, p. 59-70, abr. 2009. Disponível em:

<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141382712009000100007&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 24 abr. 2023.

PEREIRA, Maria Angela Camilo Marques; AMPARO, Deise Matos do; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. O brincar e suas relações com o desenvolvimento. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 24, n. 45, p. 15-24, abr./jun. 2006. Disponível em:

<http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/pa?dd1=437&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 15 nov. 2023.

PINTO, Maria Do Socorro Duarte; RODRIGUES, Maria Ranilda Duarte; SÁ, Juliana Alves; ANCLETO, Verônica Gomes. O papel da escola e do professor na integração da ludicidade como forma de ensino-aprendizagem. Anais II CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16492>. Acesso em: 05/06/2023 19:02

QUADROS, Bruna Eduarda Wessendorf; FERREIRA, Nathalya Martins; MACIEL , Maria Elganei. Ludicidade: uma ferramenta coadjuvante no processo de aprendizagem da criança dos anos iniciais do ensino fundamental. Faculdade Sant’Ana em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p. 275 - 300, 2022. Disponível em: https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2305. Acesso em: 24 abr. 2023.

RIOS, Pedro Paulo Souza; SILVA, Thaynara Oliveira. O lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental: a brincadeira deve continuar. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48156>. Acesso em: 05/06/2023 19:22

ROSTIROLA, Sandra Cristina Martini; SIPLE, Ivanete Zuchi ; HENNING, Elisa. Aspectos Lúdicos na Alfabetização Estatística: uma revisão sistemática de literatura. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, n. 72, p. 92–115, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/bolema/a/zbzLmPBnrX4Y3NghMcBz3fG/?lang=pt>. Acesso em: 15 nov. 2022.

SILVA, Dulciene Anjos de Andrade e . E. Educação e ludicidade: um diálogo com a Pedagogia Waldorf. Educar em Revista, n. 56, p. 101–113, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

QUADROS, S. C. de O.; CARLOS, C. C.; SANTOS, G. P. dos; FREITAS, M. da R. O lúdico na aprendizagem na percepção de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15652, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15652. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15652. Acesso em: 21 dez. 2024.