O papel da escola no desenvolvimento de identidade vocacional dos alunos: caso da Escola Secundária Geral de Muchenga
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15693Palavras-chave:
escola, desenvolvimento, identidade, vocação, alunoResumo
A presente pesquisa analisa o papel da escola no desenvolvimento da identidade vocacional dos alunos na Escola Secundária Geral de Muchenga, considerando a necessidade de apoio ao desenvolvimento vocacional de adolescentes e jovens em busca de auto-afirmação. O estudo visa identificar acções concretas realizadas pela escola para promover essa identidade, descrever essas acções e sugerir estratégias para fortalecer o processo de desenvolvimento vocacional dos alunos. A pesquisa é qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental, e envolveu entrevistas com 30 alunos do segundo ciclo e 6 professores, incluindo membros da direcção. Os resultados indicam que pouco tem sido feito para desenvolver a identidade vocacional dos jovens, o que pode levar a desilusões na escolha profissional e ao baixo desempenho profissional. Baseado nesses achados, sugere-se que a escola promova palestras, actividades lúdicas e teatro, além de parcerias com instituições de ensino superior em Psicologia e com o Ministério da Educação, para disponibilização de profissionais especializados em orientação vocacional para auxiliar os alunos.
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