O papel da escola no desenvolvimento de identidade vocacional dos alunos: caso da Escola Secundária Geral de Muchenga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15693

Palavras-chave:

escola, desenvolvimento, identidade, vocação, aluno

Resumo

A presente pesquisa analisa o papel da escola no desenvolvimento da identidade vocacional dos alunos na Escola Secundária Geral de Muchenga, considerando a necessidade de apoio ao desenvolvimento vocacional de adolescentes e jovens em busca de auto-afirmação. O estudo visa identificar acções concretas realizadas pela escola para promover essa identidade, descrever essas acções e sugerir estratégias para fortalecer o processo de desenvolvimento vocacional dos alunos. A pesquisa é qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental, e envolveu entrevistas com 30 alunos do segundo ciclo e 6 professores, incluindo membros da direcção. Os resultados indicam que pouco tem sido feito para desenvolver a identidade vocacional dos jovens, o que pode levar a desilusões na escolha profissional e ao baixo desempenho profissional. Baseado nesses achados, sugere-se que a escola promova palestras, actividades lúdicas e teatro, além de parcerias com instituições de ensino superior em Psicologia e com o Ministério da Educação, para disponibilização de profissionais especializados em orientação vocacional para auxiliar os alunos.

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Biografia do Autor

Roberto Carlos Alberto de Sa' e Bonnet, Universidade Rovuma – Mocambique

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil. Mestre em Gestão e Administração Educacional pela Universidade Católica de Moçambiqu (UCM). Professor da Universidade Rovuma (UniRovuma), Moçambique.  

Contribuição de autoria: Análise dos dados, sistematização da pesquisa, escrita do artigo.

Miguel Francisco Eduardo Muzawanga, Universidade Rovuma – Mocambique

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil. Mestre em Gestão e Administração Educacional pela Universidade Católica de Moçambiqu (UCM). Professor da Universidade Rovuma (UniRovuma), Moçambique.  

Contribuição de autoria: Análise dos dados, sistematização da pesquisa, escrita do artigo.

Almeida Meque Gomundanhe, Universidade Rovuma – Mocambique

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Educação e Comunicação. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Departamento de Educação e Psicologia. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar (GEPECE). 

Contribuição de autoria: Análise dos dados, sistematização da pesquisa, escrita do artigo.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

BONNET, R. C. A. de S. e; MUZAWANGA, M. F. E.; GOMUNDANHE, A. M. O papel da escola no desenvolvimento de identidade vocacional dos alunos: caso da Escola Secundária Geral de Muchenga. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15693, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15693. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15693. Acesso em: 21 dez. 2024.