Lúdico, jogos e brincadeiras: um olhar de professoras da educação infantil em Lages/SC
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15721Palavras-chave:
lúdico, jogos, brincadeiras, educação infantilResumo
O presente artigo é um recorte de Dissertação de Mestrado em Educação e tem como foco o lúdico, os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil. O objetivo geral é investigar de que forma o lúdico, os jogos e as brincadeiras estão presentes nas práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil em Lages/SC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como metodologia de pesquisa a entrevista a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados por meio da Análise Temática, com base em uma pesquisa de campo realizada em onze Centros de Educação Infantil municipais. O estudo contou com a participação de doze professoras que atuam em turmas de Pré I e Pré II. A Análise Temática revelou que, na prática, as professoras utilizam diversas abordagens para incorporar o lúdico no ambiente educacional, promovendo momentos dinâmicos e diferenciados de troca de experiências e aprendizagem. No entanto, constatou-se que a maioria delas tende a enfatizar o brincar intencional, priorizando jogos e brincadeiras dirigidas.
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