Lúdico, jogos e brincadeiras: um olhar de professoras da educação infantil em Lages/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15721

Palavras-chave:

lúdico, jogos, brincadeiras, educação infantil

Resumo

O presente artigo é um recorte de Dissertação de Mestrado em Educação e tem como foco o lúdico, os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil. O objetivo geral é investigar de que forma o lúdico, os jogos e as brincadeiras estão presentes nas práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil em Lages/SC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como metodologia de pesquisa a entrevista a partir de um roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados por meio da Análise Temática, com base em uma pesquisa de campo realizada em onze Centros de Educação Infantil municipais. O estudo contou com a participação de doze professoras que atuam em turmas de Pré I e Pré II. A Análise Temática revelou que, na prática, as professoras utilizam diversas abordagens para incorporar o lúdico no ambiente educacional, promovendo momentos dinâmicos e diferenciados de troca de experiências e aprendizagem. No entanto, constatou-se que a maioria delas tende a enfatizar o brincar intencional, priorizando jogos e brincadeiras dirigidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yara Castro de Borba, Secretaria de Educação do Município de Lages - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense. Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Lages/SC.

Contribuição de autoria: realização da pesquisa e escrita do artigo

Josilaine Antunes Pereira, Secretaria de Educação do Município de Lages - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Lages/SC.

Contribuição de autoria: estruturação e escrita do artigo.

Referências

BARBOSA, Cláudia; RAMOS FORTUNA, Tânia. O brincar livre na sala de aula de Educação Infantil: concepções de alunas formandas da Licenciatura em Pedagogia. APRENDER – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, [S. l.], v.2, n.15, 2017. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2448. Acesso em: 29 mai. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 25 ago. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

DALPIAZ, Patrícia Carolini; BRAATZ, Ketlin. Reflexos do desenvolvimento infantil durante a pandemia. In: CASTRO, Paula Almeida de (Org.). Escola em tempos de conexões. Campina Grande: Realize Editora, 2022. 2243 p.: il.; v.1.

DUARTE, Juli Rodrigues; MOTA, Edimilson Antônio. O lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil. Revista Educação Pública, [S. l.], v.21, n.15, 27 abr. 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/15/o-ludico-no-processo-de-aprendizagemna-educacao-infantil. Acesso em: 12 de maio de 2022.

FREIRE, Cleuza da Silva; BARROS, Dagmar Modesto Batista; MIRANDA, Marta Maria Rodrigues de; ALMEIDA; Mickyciele da Silva Caldas; CHAGAS, Thaysa Carla Lemes das; BARBOSA, Verônica Delgado do Nascimento. a psicomotricidade na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v.7, n.10, p.2788–2797, 2021. DOI: 10.51891/rease.v7i10.2913. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/2913. Acesso em: 6 set. 2023.

FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender, o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2018. 243 p.

KISHIMOTO, Tizuko Kishimoto (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KOHAN, Walter. A devolver (o tempo d) a infância à escola. In: ABRAMOWICZ, Anete; TEBET, Gabriela (Org.) Infância e pós-estruturalismo. São Paulo: Porto de Ideias, 2017.

KOHAN, Walter. O. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LAGES. Prefeitura do Município de Lages. Secretaria da Educação. Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal de Educação de Lages/SC – DCSMEL: educação infantil. Herval D’Oeste: Polimpressos Serviços Gráficos, 2021.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia; PASSOS, Norimar Cristie. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Penso, 2016. p.57-97.

PASQUALINII, Juliana Campregher; MARTINS, Lígia Márcia. A Educação Infantil em busca de identidade: análise crítica do binômio “cuidar-educar” e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil. Psicologia da Educação, São Paulo, 27, 2º sem. de 2008, p.71-100.

PEREIRA, Lúcia Helena Pena. Bioexpressão: a caminho de uma educação lúdica para a formação de educadores. Rio de Janeiro: Mauad X/Bapera, 2005.

PEREIRA, Regionaldo Santo. Educação, ludicidade e as artes de governar a infância. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga, v.4, p.89-102, 2014. Disponível em: https://fatece.edu.br/arquivos/arquivos-revistas/trilhas/volume4/6.pdf. Acesso em: 1 set. 2022.

PESSANHA, Luciana dos Santos Jorge. O lúdico como facilitador no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. Revista Humanidades e Inovação, [S. l.], v.8, n.34, p. 100-106, 2021.

REDA, Maysaa Ghassan; UJIIE, Nájela Tavares. A Educação Infantil e o processo de adaptação: as concepções de educadoras da infância. IX Congresso Nacional de Educação – Educere. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2496_1090.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023

RINALDI, Carla. A pedagogia da escuta: a perspectiva da escuta em Reggio Emília. In:

ROCHA, R. B. A pedagogia da escuta e o papel do adulto na construção das aprendizagens na Educação Infantil. Gepesvida, [S. l.], v.6, n.15, p.58-70, jul./dez. 2020.

ROCHA, Eloisa Acires Candal. A função social das instituições de educação infantil. Revista Zero a Seis, n.7, 2003.

ROJAS, Jucimara. Jogos, brinquedos e brincadeiras: a linguagem lúdica formativa na cultura da criança. Campo Grande: UFMS, 2007.

SANT’ANNA, Alexandre; NASCIMENTO, Paulo Roberto do. A história do lúdico na educação. Revemat, Florianópolis, v.6, n.2, p.19-36, 2011.

SANTOS, Adriano Alves; PEREIRA, Otaviano José. A importância dos jogos e brincadeiras lúdicas na Educação Infantil. Revista Eletrônica PesquiEduca, [S. l.], v.11, n.25, p.480-493, 2020. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/899. Acesso em: 6 jul. 2023.

SANTOS, Claudinéia Roque Maciel. O Cuidar, o brincar e o educar na prática pedagógica. Webartigos, 2013. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/o-cuidar-o-brincar-e-o-educar-na-praticapedagogica/116441/. Acesso em: 31 out. 2021.

SANTOS, Sandra Marli Pires dos. Brinquedo e Infância. Petrópolis: Vozes, 1999.

SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos brasileiro de Psicologia, Rio de Janeiro, v.71, n.2, p.51-67, 2019. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809- 52672019000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 jul. 2023.

SOUSA, Maria Goreti da Silva; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, [S. l.], v.33, n.2, p.149-158, 20 dez. 2015. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/149. Acesso em: 13 set. 2022.

UJIIE, Nájela Tavares. Ação lúdica na educação infantil. Colloquium Humanarum, [S. l.], v.4, n.1, p.1-7, 2008a. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/206. Acesso em: 24 abr. 2023.

UJIIE, Nájela Tavares. Brincar, brinquedo e brincadeira usos e significações. Analecta, [ S. l.], v.9, n.1, p.51-59, 2008b.

WENNER, Melinda. Brincar é coisa séria. Mente e Cérebro. Ediouro Dueto Editorial, São Paulo, a.18, n.216, p.26-35, jan. 2011.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

BORBA, Y. C. de; PEREIRA, J. A. Lúdico, jogos e brincadeiras: um olhar de professoras da educação infantil em Lages/SC. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15721, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15721. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15721. Acesso em: 30 dez. 2024.