O contributo do conselho escolar na qualidade do processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15792

Palavras-chave:

conselho escolar, qualidade, ensino-aprendizagem

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre o papel do conselho escolar na garantia da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e visa descrever o funcionamento dos conselhos Escolares. Usou-se as seguintes metodologia qualitativa, tem as seguintes questões o que são as organizações da acção pedagógica e o panejamento escolar, factores que favorecem uma boa gestão de qualidade, importância da formação continuada para a qualidade da aprendizagem de todos na escola. E como devem funcionar os conselhos escolares? Com isso destacou como consideração final, é necessário construir uma gestão da Educação, que perpasse, democraticamente todos os espaços escolares e criar uma Educação que é simultaneamente disciplinada e amorosa. A responsabilidade das pessoas encarregadas pela Gestão Educacional deverá ser a de liderar, coordenar e gerenciar os esforços de forma a se construir um ambiente no qual a criatividade, a busca de novas experiências, o trabalho em equipe, a predisposição em estar sempre aprendendo e o acompanhamento tranquilo das mudanças sejam uma constante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime Ádamo Caísse, Universidade Rovuma – Mocambique

Professor na Escola Secundaria 16 de Julho de Mecula. Mestre em avaliação educacional pela Universidade Rovuma.

Contribuição de autoria: Autor.

Abú Juma Muinde, Universidade Rovuma – Mocambique

Licenciado em Ensino de Biologia, com Habitações em Gestão de Laboratório, pela Universidade Rovuma (UniRovuma), campus de Niassa, cidade de Lichinga, em Moçambique.

Contribuição de autoria: Autor.

Balduíno Milton Mastade Aleixo, Universidade Rovuma – Mocambique

Docente da Universidade Rovuma (UniRovuma), campus de Niassa, cidade de Lichinga, em Moçambique. Doutorando em Educação do Doutoramento Interinstitucional em Educação entre a UniRovuma e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Brasil.

 

Contribuição de autoria: autor.

Referências

Alonso, M. (Org.). (2005). Formar professores para uma nova escola. São Paulo: Pioneira.

Brasil. (2004). Constituição Federal de 1988. República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico.

Ferreira, Naura Syria Carapeto. (2009). Gestão e Organização Escolar. IESDE Brasil.

Freitas, Kátia Siqueira. Girling, Robert. (2009). Liderança em gestão educacional: buscando caminhos para a escola efectiva. Esperança.

Gadotti, Moacir. (2004). Gestão Democrática e qualidade de Ensino. In Minascentro, Belo Horizonte – MG.

Libâneo, J. C. (2001). Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiânia. Editora Alternativa.

Libâneo, José Carlos, Oliveira, João Ferreira de, Toschi, Mirza Seabra. (2005). Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez.

Libâneo, José Carlos. Oliveira, João Ferreira de. Toschi, Mirza Seabra. (2010). Educação Escolar – Políticas, Estrutura e Organização. 9ª ed. São Paulo. Cortez.

Luck, Heloísa. (2009). Dimensões da Gestão Escolar e suas competências. Positivo, Curitiba.

Rodrigues, Neidson. (2003). Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez.

Santos, Ana Lúcia Félix. (2006). Gestão Democrática da Escola: Bases Epistemológicas, Políticas e Pedagógicas. Publicado nos anais da 29ª Reunião Anual da Anped, Caxambu/MG.

Santos, S. R. M. (2003). Formação continuada: decisão institucional ou espaço de construção de autonomia? RJ.

Urban, Ana Claudia. Schebel, Maria Fani. Maia, Cristiane Martinatti. (2009). Didática: Organização do Trabalho Pedagógico. IESDE Brasil.

Vasconcellos, Celso. (2000). Coordenação do Trabalho Pedagógico: do PPP ao cotidiano de sala de aula. São Paulo. Cortez.

Downloads

Publicado

2025-02-11

Como Citar

CAÍSSE, J. Ádamo; MUINDE, A. J.; ALEIXO, B. M. M. O contributo do conselho escolar na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 4, p. e15792, 2025. DOI: 10.22481/redupa.v4.15792. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15792. Acesso em: 26 fev. 2025.