O contributo do conselho escolar na qualidade do processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15792Palavras-chave:
conselho escolar, qualidade, ensino-aprendizagemResumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre o papel do conselho escolar na garantia da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e visa descrever o funcionamento dos conselhos Escolares. Usou-se as seguintes metodologia qualitativa, tem as seguintes questões o que são as organizações da acção pedagógica e o panejamento escolar, factores que favorecem uma boa gestão de qualidade, importância da formação continuada para a qualidade da aprendizagem de todos na escola. E como devem funcionar os conselhos escolares? Com isso destacou como consideração final, é necessário construir uma gestão da Educação, que perpasse, democraticamente todos os espaços escolares e criar uma Educação que é simultaneamente disciplinada e amorosa. A responsabilidade das pessoas encarregadas pela Gestão Educacional deverá ser a de liderar, coordenar e gerenciar os esforços de forma a se construir um ambiente no qual a criatividade, a busca de novas experiências, o trabalho em equipe, a predisposição em estar sempre aprendendo e o acompanhamento tranquilo das mudanças sejam uma constante.
Downloads
Referências
Alonso, M. (Org.). (2005). Formar professores para uma nova escola. São Paulo: Pioneira.
Brasil. (2004). Constituição Federal de 1988. República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico.
Ferreira, Naura Syria Carapeto. (2009). Gestão e Organização Escolar. IESDE Brasil.
Freitas, Kátia Siqueira. Girling, Robert. (2009). Liderança em gestão educacional: buscando caminhos para a escola efectiva. Esperança.
Gadotti, Moacir. (2004). Gestão Democrática e qualidade de Ensino. In Minascentro, Belo Horizonte – MG.
Libâneo, J. C. (2001). Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiânia. Editora Alternativa.
Libâneo, José Carlos, Oliveira, João Ferreira de, Toschi, Mirza Seabra. (2005). Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez.
Libâneo, José Carlos. Oliveira, João Ferreira de. Toschi, Mirza Seabra. (2010). Educação Escolar – Políticas, Estrutura e Organização. 9ª ed. São Paulo. Cortez.
Luck, Heloísa. (2009). Dimensões da Gestão Escolar e suas competências. Positivo, Curitiba.
Rodrigues, Neidson. (2003). Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez.
Santos, Ana Lúcia Félix. (2006). Gestão Democrática da Escola: Bases Epistemológicas, Políticas e Pedagógicas. Publicado nos anais da 29ª Reunião Anual da Anped, Caxambu/MG.
Santos, S. R. M. (2003). Formação continuada: decisão institucional ou espaço de construção de autonomia? RJ.
Urban, Ana Claudia. Schebel, Maria Fani. Maia, Cristiane Martinatti. (2009). Didática: Organização do Trabalho Pedagógico. IESDE Brasil.
Vasconcellos, Celso. (2000). Coordenação do Trabalho Pedagógico: do PPP ao cotidiano de sala de aula. São Paulo. Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação em Páginas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.