Leitura, escola e projeto de vida: uma interface na formação do estudante da educação básica no Século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15834

Palavras-chave:

leitura, escola, projeto de vida, educação básica

Resumo

Este texto objetiva refletir sobre a importância da interface entre a leitura, a escola e o Projeto de Vida dos estudantes da Educação Básica no século XXI. As análises presentes nesse trabalho partem dos estudos sobre leitura apresentados por Ezequiel Theodoro da Silva na obra O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura (2002), sobre escola postulados por Magda Soares na obra Linguagem e escola na perspectiva social (1989) e sobre as reflexões teorizadas por Luciano Santana Pereira na obra Projeto de Vida: construindo o sucesso no dia a dia (2018). A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica dos textos divulgados acima. Como resultado dessas discussões surgem possibilidades e/ou estratégias para se trabalhar a leitura, o espaço escolar e o Projeto de Vida com os estudantes da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Lucas Ferreira Barbosa, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Pós-Graduando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino (PPLE) em Ciências da Linguagem com Ênfase no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Bolsista do subprojeto PIBID Língua Portuguesa UAL/CFP/UFCG. É membro do Grupo de Pesquisa O Círculo de Bakhtin em Diálogo vinculado à Universidade Estadual da Paraíba e também é membro estudante no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação, da UFCG.

Contribuição de autoria: redação e revisão do texto.

.

Referências

ARROYO, Miguel G. Repensar o Ensino Médio: por quê? In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

ARROYO, Miguel G. A escola possível é possível? In: ARROYO, Miguel G. (org.). Da escola carente à escola possível. 6. ed. São Paulo: Editora Loyola, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996.

CARVALHO JÚNIOR, Moacir Ribeiro de. Gestão de projetos: da academia à sociedade. Curitiba: Intersaberes, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SOARES, Magda. Linguagem e escola na perspectiva social. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 1989.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SILVA, Theodor Adorno da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PEREIRA, Luciano Santana. Projeto de vida: construindo o sucesso no dia a dia. Maringá, PR: UNICESUMAR, 2018.

RIBEIRO, Luiz Antônio; SOUZA, Cláudia Mara de. Considerações sobre pesquisa e gêneros discursivos para a educação básica. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 21, n. 3, p. 363-382, set./dez. 2021.

Downloads

Publicado

2025-02-11

Como Citar

BARBOSA, F. L. F. Leitura, escola e projeto de vida: uma interface na formação do estudante da educação básica no Século XXI. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 4, p. e15834, 2025. DOI: 10.22481/redupa.v4.15834. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15834. Acesso em: 26 fev. 2025.