Políticas e práticas pedagógicas em formação docente: processos em disputa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15950

Palavras-chave:

formação docente, políticas de formação, disputas

Resumo

Conferência proferida no dia 24 de maio de 2024 no IX Seminário Nacional e V Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A conferência analisa as políticas e práticas pedagógicas na formação inicial de professores, tomando como foco a área de Educação Física, no contexto do Uruguai, levanta os impactos das políticas educacionais nacionais e internacionais na formação profissional dos futuros professores; aborda a evolução da formação docente e identifica a necessidade de uma práxis reflexiva. Na sequência, são discutidas as implicações do novo Quadro Curricular Nacional (MCN) nas práticas pré-profissionais e sua orientação para o desenvolvimento de competências humanas. Por fim, destaca-se que a formação de professores é um exercício contínuo de construção e disputa de políticas e práticas pedagógicas, cruciais para o desenvolvimento educacional e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Sarni, Universidad de la República Uruguay - Uruguay

Doctora en Educación Física (Departamento de Educación Física, Deporte y Motricidad Humana, en la Universidad Autónoma de Madrid (Espaã). Facultad de Formación de Profesorado y Educación). Magister en Educación. Énfasis: Curriculum y Evlauación (Educación) en la Universidad Católica del Uruguay (Uruguay). Profesora en la Universidad de la República Uruguay.

Contribución de autoría: autora.

Referências

ANEP. (2021). Transformación Educativa con mejora de calidad y cambios curriculares (29 de noviembre de 2021). https://www.anep.edu.uy/. Obtenido de https://www.anep.edu.uy/15-d/anep-emprende-transformaci-n-educativa-con-mejora-calidad-y-cambios-curriculares

ISEF. (2017). Plan de Estudios de la Licenciatura en Educación Física. Montevideo: ISEF. https://isef.udelar.edu.uy/wp-content/uploads/2017/02/Plan-de-Estudios-2017.pdf

Reyes, R. (1970). ¿Para que futuro educamos? Montevideo: Alfa SA.

Downloads

Publicado

2025-02-11

Como Citar

SARNI, M. Políticas e práticas pedagógicas em formação docente: processos em disputa. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 4, p. e15950, 2025. DOI: 10.22481/redupa.v4.15950. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15950. Acesso em: 26 fev. 2025.