Políticas e práticas pedagógicas em formação docente: processos em disputa
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15950Palavras-chave:
formação docente, políticas de formação, disputasResumo
Conferência proferida no dia 24 de maio de 2024 no IX Seminário Nacional e V Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional (Seminário Gepráxis), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A conferência analisa as políticas e práticas pedagógicas na formação inicial de professores, tomando como foco a área de Educação Física, no contexto do Uruguai, levanta os impactos das políticas educacionais nacionais e internacionais na formação profissional dos futuros professores; aborda a evolução da formação docente e identifica a necessidade de uma práxis reflexiva. Na sequência, são discutidas as implicações do novo Quadro Curricular Nacional (MCN) nas práticas pré-profissionais e sua orientação para o desenvolvimento de competências humanas. Por fim, destaca-se que a formação de professores é um exercício contínuo de construção e disputa de políticas e práticas pedagógicas, cruciais para o desenvolvimento educacional e social.
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Referências
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