Sobre a Revista

FOCO E ESPCOPO

A Revista Educação em Páginas tem como base a ampla área das Ciências Humanas e tem como foco a Área da Educação. Nesse sentido, a referida revista publica artigos, resenhas, entrevistas, ensaios e conferências relacionados aos diferentes campos de estudo e pesquisa em Educação, em suas diferentes formas de manifestação. Assim, a Revista Educação em Páginas não se restringe a um único campo temático da Educação, mas se estende a todos os diversos objetos de estudo presentes na pesquisa em Educação.

NORMAS GERAIS DE SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO NA REVISTA EDUCAÇÃO EM PÁGINAS - REDUPA

A avaliação de manuscrito consistirá em um processo realizado em três etapas, sendo que na primeira (etapa técnica) se observará se todos os requisitos de sumbissão foram atendidos (devido preenchimento dos metadados no sistema e apresentação de todos os arquivos) e se sim, seguirá para a avaliação em desk review  (segunda etapa), em qu serão verificados critérios técnicos de qualidade editorial e estando acorde às diretrizes, seguirá para a avaliação em double blind review (terceira e última etapa) que analisará a qualidade científica da submissão. O não atendimento a qualquer uma das etapas, consitirá na rejeição  da submissão no sistema e havendo interesse, poderá ser realizada uma nova submissão atendendo ao contido na respectiva avaliação.

Durante o desk review, que ocorrerá somente após o atendimento da etapa anterior, que consiste em verificar o devido preenchimento dos metadados no sistema e a inserção de todos os arquivos exigidos.  . O não preenchimento do sistema , preenchimento incompleto ou preenchimento indevido consistirá em não atendimento às normas e a submissão será rejeitada automaticamente no sistema, sem possibilidade de avaliação na etapa subsequente).  A atribuição e responsabilidade do devido preenchimento do sistema,bem como a apresentação obrigatória de todos arquivos. é exclusiva do sumbissor (autor).

Após essa verificação,  será averiguado se o manuscrito atende às exigências editoriais , com base em critérios de qualidade, tais como:

a) estrito cumprimento à normalização vigente;

b) autores com atribuição de indicadores (como por exemplo o índice H-index*);

c) relevância e atualização bibliográfica das referências (revisão bibliográfica a partir do panorama atual em que se encontra o contexto do tema proposto). Não serão aceitos manuscritos que ultrapassem o limite máximo de 30 (trinta) referências, devendo ser respeitados o total máximo de 10% (dez por cento) para citações de autoria própria e o mínimo de 40% (quarenta por cento) do total de citações devem referir-se a produção científica dos últimos 5 (cinco) anos. À Equipe Editorial, salvo justificativa expressa dos autores (devidamente inseridas na aba Comentários ao Editor) caberá revisar esses limites.

d) se a temática proposta já não se encontra abordada em outros artigos publicados na Revista Educação em Páginas e, se sim, como dialogam entre si;

Além disso, serão verificadas ainda as adequações ao escopo da revista, quanto aos seus critérios técnicos, a saber:

a) Normas técnicas gerais da revista;

b) Quantidade de autores e sua titulação (pelo menos um autor deve ter título de doutor, os demais doutorando e/ou mestres e/ou doutores);

c) Quantidade de páginas:

- artigos: mínimo 12, excetuando-se o resumo e as referências e no total máximo de 15 laudas, incluindo resumo, referencias e dados dos autores;

- resenhas: entre 3 e no máximo 5 laudas;

- entrevistas: até no máximo 33.000 caracteres;

- ensaios: mínimo 12, excetuando-se o resumo e as referências e no total máximo de 15 laudas;

- conferências: mínimo 10, excetuando-se o resumo e as referências e no total máximo de 15 laudas, incluindo resumo, referencias e dados dos autores.

d) Resumo (no mínimo 100 e no máximo 250 palavras) e palavras-chave, entre 3 e 5,  em português, inglês e espanhol.

De acordo a Norma ABNT NBR 6028:

- O resumo deve ressaltar sucintamente o conteúdo de um texto. A ordem e a extensão dos elementos dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. Composto por uma sequência de frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos. Convém usar o verbo na terceira pessoa.

- palavras chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras chave seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos;

OBS: As palavras-chave devem constar no Thesaurus Brasileiro da Educação (ou outro dicionário controlado, equivalente):

http://pergamum.inep.gov.br/pergamumweb/biblioteca/pesquisa_thesauro.php

e) Correção das referências, rigorosamente de acordo com as normas. Não serão aceitos formatos mistos ou híbridos. Submissões nacionais deverão respeitar a normativa da ABNT para os textos em PT-BR;

f) Dados de autoria tanto no template como no sistema (nome completo, titulação, instituição de atuação profissional [cidade/estado/país], grupo/núcleo de pesquisa a que se vincula, correio eletrônico, ORCiD válido, é dizer, devidamente alimentado), bem como a indicação da contribuição de autoria (veja-se item 1.29 das instruções gerais para publicação https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/about/submissions

g) Observância atenta e rigorosa das normas da ABNT (ou em APA style, quando se aplicar).

Se o texto atende a esta primeira avaliação, será encaminhado aos pareceristas para avaliação às cegas, de seu conteúdo por pares (segunda etapa); caso contrário o autor será notificado de que o manuscrito não atende às normas de qualidade técnicas editoriais.

A terceira etapa (peer-review)  baseia-se no envio do manuscrito a dois pareceristas, ad hoc, externos à revista, selecionados por especialidade e afinidade em relação ao seu conteúdo temático, os quais realizam a "avaliação cega" (double blind review), assegurando anonimato tanto dos autores, como dos avaliadores, em todo o processo avaliativo.

No processo avaliativo, os pareceristas tem acesso aos critérios do parecer técnico, contendo diretrizes de avaliação que os auxiliem na elaboração do parecer. Para que o manuscrito seja aceito nesta etapa, será necessária a dupla aprovação pelos pareceristas, havendo discordância entre pareceres será convocado novo avaliador ad hoc (também às cegas ao processo de avaliação) para a devida concordância de pareceres. Excepcionalmente poderá haver, em caso de necessidade de divergência de pareceres, uma tomada de decisão da equipe editorial, que consistirá em um “parecer de consolidação”.

A fim de garantir a avaliação às cegas do processo, é preciso que os manuscritos sejam encaminhados em 2 (dois) arquivos, cuja verificação é feita na primeira etapa (desk review):  

- arquivo no  template, em extensão .doc ou docx (padrão MS Word para Windows), com identificação de autoria (desde que não ultrapasse 2MB);

- arquivo no template, em extensão .doc ou docx (padrão MS Word para Windows), sem identificação de autoria (desde que não ultrapasse 2MB);

Recomenda-se que nos arquivos sem identificação sejam realizadas as ações de remoção de dados do autor nas propriedades do arquivo (No MS Word > Propriedades do documento, opção do menu “Arquivo” ou da ferramenta “Preferências do documento”, opção “remover informações pessoais ao salvar o arquivo). Caso seja possível verificar a identificação de autoria em alguns desses arquivos, automaticamente se procederá a rejeição do manuscrito no sistema.

Ao final de cada ano é publicado o nome de todos os pareceristas ad hoc que contribuíram na avaliação dos manuscritos.

*(https://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=Clipping&view=pnewsclipping&cid=970&mn=0

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A revista utiliza software para a detecção de plágios nos manuscritos submetidos à avaliação.