O que dizem os estudantes sobre intersexo: um estudo comparativo em duas universidades
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11138Palavras-chave:
Diversidade, Educação, Intersexo, UniversidadeResumo
Este artigo apresenta uma análise da subcategoria de intersexo, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo sobre o tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados. Os resultados comparados mostram que existe um enorme desconhecimento do conceito de intersexo entre os ex-estudantes das duas universidades bem como pouca participação em conversas e debates sobre o tema. Observa-se que tanto os ex-estudantes da UMa como os da UFS valorizam o conceito de intersexo e reconhecem a necessidade de discuti-lo. Os ex-estudantes da UFS são mais participativos que os da UMa e os únicos a emitir opiniões concordantes com a construção / reconstrução da identidade intersexual, centrada na subjetividade individual. Também reconhecem que existem constrangimentos sociais, preconceitos e tabus que dificultam a afirmação das pessoas intersexo. A intersexualidade apresenta-se para a maioria dos participantes como um tema complexo. Verificou-se interesse geral em conhecer o conceito, em respeitar as pessoas bem como de as apoiar na reconstrução da identidade intersexual por via da valorização da perspetiva pessoal e subjetiva. Considera-se este aspeto concordante com a luta pelas causas do movimento intersexual pois a liberdade das pessoas intersexo passa pelo respeito pela humanidade e pela diversidade biológica dessas pessoas.
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