A prática de atividades lúdicas e o processo de aprendizagem dos alunos em contexto da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11177

Palavras-chave:

Covid-19, atividades lúdicas, aprendizagem

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as  implicações da Covid-19 na prática de atividades lúdicas e na aprendizagem dos alunos dos 6 a 7 anos de idade. O estudo foi realizado numa das escolas primárias completas da cidade de Lichinga, Província de Niassa, em Moçambique, no período compreendido entre 2020 a 2021. Para o alcance desse objetivo foi adotada uma abordagem qualitativa. Para o processo de recolha de dados recorreu-se a técnica de entrevista estruturada aplicada a quatro professores. O tratamento de dados foi feito por meio das técnicas de análise de conteúdo e de triagulação de dados.Os resultados revelam que a Covid-19 limitou a prática de atividades lúdicas em sala de aula e, consequentemente, o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos por meio de brincandeiras. Assim sendo, urge a necessidade de se repensar nas atividades lúdicas que possam ser realizadas individualmente em tempos da pandemia da Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arsénia das Dores Rafael N’Dala, Universidade Rovuma-Extensão de Niassa - Moçambique

Licenciada em Psicologia Educacional pela Universidade Rovuma-Extensão de Niassa.   Contribuição: autor.

José Valério Samuel, Universidade Rovuma-Extensão de Niassa - Moçambique

Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica. Docente no curso de Graduação, no Departamento de Educação e Psicologia, Universidade Rovuma-Extensão de Niassa.

Almeida Meque Gomundanhe, Universidade Rovuma-Extensão de Niassa - Moçambique

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Educação e Comunicação. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Rovuma-Extensão de Niassa, Departamento de Educação e Psicologia. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Educação e Contextualização no Ensino (NUPECE) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular e Cotidiano Escolar (GEPECE). Contribuição: autor. 

Referências

AMADO, João (cood.). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Impressa da Universidade de Coimbra, 2017.

BORGES, Maria Fernanda; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A Educação Psicomotora como Instrumento no Processo de Aprendizagem. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 4, n. 1, p. 1-12. 2013. Disponível em: http://docs.uninove.br › arte › fac › pdf › m_fernanda.

Acesso em: 28 maio 2022.

CARDIA, Joyce Aparecida Pires. A Importância da Presença do Lúdico e da Brincadeira nas Séries Iniciais: Um Relato de Pesquisa. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, n.9, p. 1- 14, jul./dez. 2011. Disponível em: https://videocamp-prod us.s3.amazonaws.com/uploads/lesson_plan_attachment/file/000/000/002/2/A_IMPORT_NCI A_DA_PRESEN_A_DO_L_DICO_E_DA_BRINCADEIRA_NAS_S_RIES.pdf. Acesso em:

maio 2022.

CASTRO, Bruna Jamila de; COSTA, Priscila Caroza Frasson. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa. Revista Eletrônica de Investigação em Educação em Ciências, v. 6, n. 2, p. 25-36, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/reiec/v6n2/v6n2a02.pdf. Acesso em 27 maio 2022.

CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A Brincadeira e suas Implicações nos Processos de Aprendizagem e de Desenvolvimento. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 92-104, abr. 2007.

CUNHA, Nyelse Helena Silva. (1994). Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo, Brasil: Maltese.

DE LIMA, Luciene César; DE SOUSA, Léa Barbosa. Pandemia do Covid-19 e o Processo de Aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Revista multidisciplinar e de psicologia, v. 15, n. 54, p. 813-835, 2021. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/viewFile/3017/4724. Acesso em 28 maio 2022.

DIEHL, Astor António; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

O Lúdido na Formação do educador. 9ª ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2011.

FRITZ, Ana Niza Dias. As atividades lúdicas no processo de ensino-Aprendizagem: um olhar docente (Monografia de Especialização). MEDIANEIRA: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 7ª ed. São Paulo:

Perspetiva, 2012.

DA SILVA, Isabela Ribeiro; DA SILVA, Andressa Melina Becker. O impacto da pandemia covid-19 na educação física escolar: uma revisão integrativa da literatura. In: Revista Pensar a Prática, p. 1-26, 2022.

LAITA, Martins dos Santos Vilanculos. A Universidade em questão: uma leitura do processo de Bolonha no contexto moçambicano. Nampula: Fundação AIS.

LEON, Adriana Duarte. Reafirmando o Lúdico como Estratégia de Superação das Dificuldades de Aprendizagem. In: Revista Ibero-americana de Educação, n. 56/3, p. 1-15, out. 2011. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/4034Duarte.pdf

MOÇAMBIQUE. Decreto Presidencial no 11/2020, de 30 de Março de 2020. Declara o Estado de Emergência, por razões de Calamidade Pública, em todo o território nacional. 2020. Maputo: Imprensa Nacional de Moçambique.

MIZUKANI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PAPELIA, Diane. et all. (2009). O mundo da criança: da infância à adolescência. 11 ª ed. São Paulo, Brasil: McGraw Hill.

PINTO, Cibele Lemes; TAVARES, Helenice Maria. O Lúdico na Aprendizagem: Aprender a Aprender. In: Revista da Católica, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 226-235, 2010. Disponível em: https://jogoscooperativos.files.wordpress.com/2012/06/lc3badico.pdf. Acesso em: 27 maio 2022.

QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: gradiva, 1995.

SEVERINO, António Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VELOSO, Fernando Silva; WALESKO, Angela Maria Hoffman (2020). Estágio supervisionado remoto de línguas estrangeiras em tempos de pandemia: experiências e percepções na UFPR. Rev. Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 1, p. 35-57, 2020.

Downloads

Publicado

2022-08-07

Como Citar

N’DALA, A. das D. R. .; SAMUEL, J. V. .; GOMUNDANHE, A. M. A prática de atividades lúdicas e o processo de aprendizagem dos alunos em contexto da Covid-19. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11177, 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11177. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11177. Acesso em: 22 nov. 2024.