Dificuldades de aprendizagem em matemática: percepção de professores de quando eram estudantes
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11720Palavras-chave:
dificuldades de aprendizagem em matemática, fatores de risco, fatores ambientaisResumo
Parte das questões associadas à dificuldade de aprendizagem da matemática está ligada a fatores externos ao indivíduo aprendente. O objetivo desta pesquisa foi acessar as memórias de professores dos anos iniciais e identificar a percepção sobre fatores de risco que provocaram as dificuldades de aprendizagem em matemática na época em que eram estudantes. Para tanto, foram observados os métodos de ensino, a formação e conduta do professor, a relação com a matemática e a história afetiva pessoal e escolar rememorados pelos sujeitos da pesquisa. Dentro de uma abordagem qualitativa aplicamos um questionário a 45 professores dos anos iniciais da rede de ensino público municipal em Jequié. A partir dos depoimentos dos professores, que declaram ter um histórico de dificuldade em matemática durante sua trajetória de estudantes, foram analisados os dados que apontaram que as dificuldades em matemática atribuídas pelos participantes se referem aos métodos de ensino, a incongruência e desconformidade da matemática escolar com o cotidiano, à falta de apoio e de apreço pela disciplina como resultado de construções culturais estereotipadas da matemática, dentre outras causas.
Downloads
Referências
CARRAHER, Terezinha Nunes; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia Dias. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1997.
CHACÓN, Inés Maria Gómez. Matemática emocional: os afetos na aprendizagem matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
CORRÊA, Crístia Rosineiri Gonçalves Lopes. A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 379–386, dez. 2017. https://www.scielo.br/j/pee/a/yZmjRzBCCsdJXWQ37ZLtt9M/
JOSE, Elisabete da Assunção; COELHO, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. 9. ed. São Paulo: Ática, 2008. 9. ed. São Paulo: Ática, 2008.
LURIA, Aleksandr Romanovich. Fundamentos-de-Neuropsicologia. São Paulo: USP, 1981. http://fisio2.icb.usp.br:4882/wp-content/uploads/2016/02/LURIA-A-R-Fundamentos-de-Neuropsicologia.pdf
MARTURANO, Edna Maria. Crianças em risco - desenvolvimento e prevenção. Programa e Resumo apresentado em I Jornada de Saúde Mental da Criança. FMRP/USP, 2000. https://repositorio.usp.br/single.php?_id=001074293
MAUGHAN, B.; GRAY, G.; RUTTER, M. Reading retardation and antisocial behavior: a follow-up into employment. Journal of Child Osychology and Psychiatry., p. 741–758, 1985. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/4044719/
MOURÃO JUNIOR, Carlos Alberto; MELO, Luciene Bandeira Rodrigues. Integração de três conceitos: função executiva, memória de trabalho e aprendizado. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 27, n. 3, p. 309-314, Sept. 2011. https://www.scielo.br/j/ptp/a/6DKfm4zCwjc6QRtrXGqjGtQ/abstract/?lang=pt
MIORIM, Maria Angela. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.
MORAES, Katiuce da Silva Barreto Fernandes. Percepções de professores sobre suas dificuldades em matemática durante sua trajetória escolar: atribuição de causas e estratégias de enfrentamento. Dissertação (Mestrado)-Bahia: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2019. http://www2.uesb.br/ppg/ppgecfp/wp-content/uploads/2019/06/DISSERTACAO-DE-KATIUCE-Mest.-Educa%C3%A7%C3%A3o_UESB_30-maio-2019.pdf
OLIVEIRA, Claudia Eunice Neves de; SALINA, Maria Elisabete; ANNUNCIATO, Nelson Francisco. Fatores ambientais que influenciam a plasticidade do SNC. Acta Fisiátrica, v. 8, n. 1, p. 6–13, 2001a. https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/102269
PAÍN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
POLETTO, Michele; KOLLER, Sílvia Helena. Contextos ecológicos: promotores de resiliência, fatores de risco e de proteção. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 25, n. 3, p. 405–416, set. 2008. https://www.scielo.br/j/estpsi/a/DycNK6BKd8jJmr5rmJk8P9D/?lang=pt&format=pdf
ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da Aprendizagem: Abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2 ed ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
SAMPAIO, Simaia; FREITAS, Ivana Braga de. Transtornos e dificuldades de aprendizagem: entendendo melhor os alunos com necessidades educativas especiais. Rio de Janeiro: Wak, 2011.
SARAVALI, Eliane Giachetto. A interação social das crianças com queixa de dificuldades de aprendizagem: reflexões para professores e psicopedagogos. Revista Psicopedagogia, v. 21, n. 66, p. 9, 2004. https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v21n66a04.pdf
SILVA, Marcelo Carlos da. Dificuldades de aprendizagem: do histórico ao diagnóstico. Psicologia.com.pt, 28 mar. 2018. https://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=a0408
SILVA, Erondina Barbosa da. O impacto da formação nas representações sociais da matemática – o caso de graduandos do curso de pedagogia para início de escolarização. Dissertação (Mestrado) - Brasília: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, 2004.
SMITH, Corinne; STRICK, Lisa. Dificuldades de aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.
TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: como dois e dois. São Paulo: FTD, 1997.
WEISS, Maria Lúcia Lemm. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnostica dos problemas de aprendizagem escolar. 12. ed. Rio de Janeiro: 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Katiuce da Silva Barreto Fernandes Moraes, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.