Desenho de tarefas com sequências de fotografias na formação de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13043Palavras-chave:
tarefas abertas, sequências de fotos, treinamento de professor, matemática educativaResumo
Recentemente, pesquisadores em Matemática Educativa, professores em exercício e professores estagiários têm prestado atenção ao desenho de tarefas abertas. Estes são considerados uma ferramenta poderosa para estimular todos os alunos a se sentirem envolvidos na construção do conhecimento e levar a discussões aprofundadas sobre objetos matemáticos em sala de aula. Este artigo apresenta um novo recurso para o desenho de tarefas abertas: sequências de fotografias. A partir de uma atividade enquadrada num curso de Didáctica da Matemática de formação inicial de professores, os estagiários conceberam tarefas com sequências de fotografias a propor a alunos do ensino secundário. Algumas das tarefas desenhadas são relatadas, de forma a demonstrar as potencialidades e dificuldades encontradas no processo de desenho, bem como o potencial que este tipo de tarefa tem para o ensino da matemática.
Downloads
Referências
ASTORUCCI, Marcelo; BONELLO, Víctor; GIOVANNINI, Fiorella; OCHOVIET, Cristina; PADILLA, Camila. Diseño de actividades con uso de fotografía. In: BUENDÍA, Gabriela; MOLFINO, Verónica; OCHOVIET, Cristina (Comp.). Estrechando Lazos entre Investigación y Formación en Matemática Educativa: experiencias conjuntas de docentes y futuros docentes. Montevideo: Consejo de Formación en Educación, 2014. p. 51-66.
BRAGG, Leicha; NICOL, Cynthia. Seeing mathematics through a new lens: using photos in the mathematics classroom. Australian mathematics teacher, v. 67, n.3, p. 3-9, 2011.
DUVAL, Raymond. Semiosis y pensamiento humano: Registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Cali: Universidad del Valle, 1999.
FORTUÑO, Andrés. Imagen: Las cuatro estaciones del año. De utilización gratuita, 2019. Disponível em: https://www.aboutespanol.com/el-jardin-y-las-4-estaciones-del-ano-2032383. Acceso: 13 de julio de 2023.
GUZMÁN, Ismenia. Registros de representación, el aprendizaje de nociones relativas a funciones: voces de estudiantes. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 1, n. 1, p. 5-21, 1998.
HERGET, Wilfried; TORRES-SKOUMAL, Marlene (2007). Picture (Im)Perfect Mathematics! In: BLUM, Werner; GALBRAITH, Peter; HENN, Hans-Wolfgang; NISS, Mogens (Eds). Modelling and Applications in Mathematics Education. New ICMI Study Series, v. 10. Boston: Springer, 2007, p. 379-386. DOI: 10.1007/978-0-387-29822-1_41.
JOHNSON, Jeffrey. Imagen: Hong Kong ‘Antes y después’. De utilización gratuita. 2016. Disponível em: https://expansion.mx/opinion/2016/10/26/de-pueblos-a-ciudades-las-transformaciones-extremas-del-paisaje-urbano-asiatico. Acceso: 13 de julio de 2023.
LOWENSTEIN, Peter. Imagen: Puesta de sol en Mutare, Zimbawe. De utilización gratuita. 2017. Disponível em: https://www.eluniversohoy.net/la-secuencia-de-la-puesta-de-sol-en-mutare-zimbabue/. Acceso: 13 de julio de 2023.
OCHOVIET, Cristina. Los problemas de final abierto con uso de fotografía. In: OCHOVIET, Cristina (Coord.). Los problemas de final abierto. Oportunidades de aprendizaje para todos Montevideo: Camus, 2018. p. 9-29.
OCHOVIET, Cristina; VITABAR, Fabián. Matemática 2. Montevideo: Losa Ediciones, 2014.
SCHMITZ, Marcos; SCHUKAJLOW, Stanislaw. Pictures in Modelling Problems: Does Numerical Information Make a Difference? In: LEUNG, Frederick; STILLMAN, Gloria; KAISER, Gabriele; WONG, Ka (Eds). Mathematical Modelling Education in East and West. International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling. Cham: Springer, 2021, 189-199. DOI: 10.1007/978-3-030-66996-6_16
SHELL CENTRE FOR MATHEMATICAL EDUCATION (SCME). El Lenguaje de funciones y gráficas. Bilbao: Servicio Editorial Universidad del País Vasco, 1990.
ZASLAVSKY, Orit; SULLIVAN, Peter. Setting the stage: A conceptual framework for examining and developing tasks for mathematics teacher education. In: ZASLAVSKY, Orit; SULLIVAN, Peter. (Eds.), Constructing knowledge for teaching secondary mathematics. New York: Springer, 1996. p. 1–19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristina Ochoviet, Verónica Molfino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.