Em busca de possibilidades para um ensino sobre tecnologia na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14362

Palavras-chave:

educação tecnológica, ensino sobre tecnologia, étnico-racial, educação, tecnologia

Resumo

Qual tem sido, historicamente, o papel da educação científica e tecnológica no Brasil? Qual é a função desse tipo de conhecimento na etapa básica de educação? É relevante falar sobre tecnologia no ambiente escolar ou recursos tecnológicos servem apenas como meio didático? Como aproximar um ensino sobre tecnologia dos debates sobre as questões étnico-raciais? Partindo dessas reflexões, este trabalho busca abordar a importância de fomentar, no âmbito da educação básica, um ensino sobre tecnologia que inclua a perspectiva étnico-racial. Assim, o objetivo principal do presente artigo é mapear trabalhos que tratem da tecnologia enquanto temática de estudo e/ou de práticas escolares, no contexto da educação científica e tecnológica. Como objetivo secundário, busca-se identificar trabalhos acadêmicos que abordem a educação tecnológica dentro da perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. Como recorte de pesquisa, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como campo de busca. A pesquisa realizada encontrou trabalhos que tratam da necessidade de se fomentar um ensino sobre tecnologia mais robusto na educação básica, com rico referencial teórico e pluralidade de abordagens. Todavia, trabalhos que contemplem a temática étnico-racial em associação à educação tecnológica e/ou possibilidades para um ensino sobre tecnologia ainda são raros. Compreende-se ser necessário abordar com maior ênfase a temática da tecnologia na educação básica, em especial de modo relacionado à educação para as relações étnico-raciais, uma vez que fazer esse debate conjunto, no ambiente escolar, pode promover novas possibilidades imaginativas no que diz respeito a entendimentos sobre progresso, desenvolvimento e bem-estar social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Saibert, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Química pela UFSC. Professora no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atua como voluntária no Projeto de Educação Comunitária Integrar e é membra da Gestão Estudantil Universitária Integrar (GESTUS). Contribuição para o texto: autoria.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm (acesso em 31/08/2023).

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

CLEMENT, Charles R. Clement; DENEVAN, William M.; HECKENBERGER, Michael J.; JUNQUEIRA, André Braga; NEVES, Eduardo G. Neves; TEIXEIRA, Wenceslau G.; WOODS, William I. The domestication of Amazonia before European conquest. Publishing Royal Society, 2015. Disponível em: https://royalsocietypublishing.org/doi/epdf/10.1098/rspb.2015.0813 (acesso em 31/08/2023)

CORRÊA, Raquel Folmer. Tecnologias Sociais e Educação: possibilidades e limites de transformações de sentido. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 270 p. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/174917 (acesso em 31/08/2023)

CUNHA JUNIOR, Henrique. Tecnologia Africana na formação brasileira. Rio de Janeiro: CEAP, 2010.

EARLS, J.; GRILLO, E.; ARAUJO, H.; KESSEL, J. Tecnologia Andina: una introducción. La Paz - Bolívia: Hisbol, 1990.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 69ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GANHOR, João Paulo. Ciência, Tecnologia e o Rap: contribuições à educação científica e tecnológica em periferias urbanas. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 170 p. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/169080 (acesso em 31/08/2023)

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro e a intelectualidade negra descolonizando os currículos. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

GONZÁLEZ, Lélia. A categoria político-cultural da Amefricanidade [1988]. In: GONZÁLEZ, Lélia. Primavera para as rosas negras: Lélia González em primeira pessoa. Diáspora africana: Editora filhos da África, 2018.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Características gerais dos domicílios e dos moradores 2019. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101707_informativo.pdf (acesso em 31/08/2023)

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo, 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LACEY, Hugh. Valores e atividade científica 1. Tradução de Marcos Barbosa de Oliveira, Eduardo Salles de Oliveira Barra e Carlos Eduardo Ortolan Miranda. 2ª ed. São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia/Editora 34, 2008.

LISBOA, Armando de Melo. De América a Abya Yala - Semiótica da descolonização. Revista Educação Pública. v. 23, n. 53/2, p. 501-531, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1751 (acesso em 19/06/2023).

LONGHINI, Geni Daniela Núñez. Da cor da terra: etnocídio e resistência indígena. Revista Tecnologia & Cultura. Edição especial em comemoração aos 10 anos do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) do Cefet/RJ. Rio de Janeiro: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, p. 65-73, 2021. Disponível em: http://www.cefet-rj.br/attachments/article/195/revista_especialPPRER.pdf (acesso em 31/08/2023)

MOORE, Carlos. Racismo & Sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. 2ª ed. Belo Horizonte: Nandyala, 2012.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações Étnico-Raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 329–344, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/13139 (acesso em 31/08/2023)

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.

PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia, v. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula. Introdução. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Edson. “Os caboclos” que são índios: história e resistência indígena no Nordeste. Revista do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco/CESVASF. Belém de São Francisco: n. 3, pp.127-137, 2004.

SILVA, Jane Reolo da. Educação, Tecnologias e Gênero: uma reflexão sobre o androcentrismo na tecnologia. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 115 p. 2016. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19825 (acesso em 31/08/2023)

VEIGA, Edison. Cientistas descobrem indícios de que Amazônia tinha agricultura há 4,5 mil anos. BBC News Brasil, 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44929482 (acesso em 31/08/2023)

VERASZTO, Estéfano Vizconde; SILVA, Dirceu da; MIRANDA, Nonato Assis; SIMON, Fernanda Oliveira (2009). Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com (Portugal). n. 8, p. 19-46. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2065 (acesso em 08/02/2024)

WOLLINGER, Paulo Roberto. Educação em tecnologia no Ensino Fundamental: uma abordagem epistemológica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília. Brasília, 195 p. 2016. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/21328 (acesso em 31/08/2023)

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

SAIBERT, C. Em busca de possibilidades para um ensino sobre tecnologia na educação básica. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14362, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14362. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14362. Acesso em: 21 nov. 2024.