Snowball sampling no exercício de revisar literatura: notas sobre o potencial dialógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14789

Palavras-chave:

revisão de literatura, pesquisa, metodologia, snowball sampling

Resumo

Onipresente em todas as investigações, a revisão de literatura, para além de uma etapa inicial de mapeamento do conhecimento que direciona tomadas de decisões teórico-metodológicas, tem se autonomizado a ponto de constituir ela mesma uma pesquisa propriamente dita. O presente ensaio acadêmico objetiva compreender o movimento dialógico proporcionado pela revisão de literatura, com vistas a interrogar os encontros promovidos pelo contato com a produção científica. Interessa-nos sobremaneira o potencial de Snowball sampling que a revisão de literatura guarda, ou seja, como a busca e a leitura dos textos acabam por sugerir sempre novos textos, em um fluxo em espiral. O ensaio ratifica a centralidade da revisão de literatura no ofício de pesquisa, a qual deve ser compreendida muito para além do formalismo com que geralmente se apresenta nos relatórios de pesquisa, nas dissertações e nas teses.

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Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas - Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa, com Bolsa Erasmus Mundus. Docente na Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação – GRUPESPE/UFAM.

Contribuição de autoria: autora.

Rodrigo de Macedo Lopes, Fundação Matias Machline - Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente na Fundação Matias Machline. Membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação – GRUPESPE/UFAM.

Contribuição de autoria: autor.

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Publicado

2024-06-16

Como Citar

SILVA, C. F. da; LOPES, R. de M. Snowball sampling no exercício de revisar literatura: notas sobre o potencial dialógico. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14789, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14789. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14789. Acesso em: 21 dez. 2024.