Snowball sampling no exercício de revisar literatura: notas sobre o potencial dialógico
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14789Palavras-chave:
revisão de literatura, pesquisa, metodologia, snowball samplingResumo
Onipresente em todas as investigações, a revisão de literatura, para além de uma etapa inicial de mapeamento do conhecimento que direciona tomadas de decisões teórico-metodológicas, tem se autonomizado a ponto de constituir ela mesma uma pesquisa propriamente dita. O presente ensaio acadêmico objetiva compreender o movimento dialógico proporcionado pela revisão de literatura, com vistas a interrogar os encontros promovidos pelo contato com a produção científica. Interessa-nos sobremaneira o potencial de Snowball sampling que a revisão de literatura guarda, ou seja, como a busca e a leitura dos textos acabam por sugerir sempre novos textos, em um fluxo em espiral. O ensaio ratifica a centralidade da revisão de literatura no ofício de pesquisa, a qual deve ser compreendida muito para além do formalismo com que geralmente se apresenta nos relatórios de pesquisa, nas dissertações e nas teses.
Downloads
Referências
ALEXANDER, Jeffrey. O novo movimento teórico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 2-28, 1987.
ALVES, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 77, p. 53-61, 1991.
BALDIN, Nelma; MUNHOZ, Elzira. Snowball (bola de neve): uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 10, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2011. p. 329-341. Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4398_2342.pdf. Acesso em 21 dez. 2022.
BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. (Coleção Nova Biblioteca de Ciências Sociais).
BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Lisboa, PT: Edições 70, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Lisboa: Edições Fim de Século, 2003.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
BRANDÃO, Zaia. A dialética micro/macro na sociologia da educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 153-165, 2001.
BROCKE, Jan Vom et al. Reconstructing the giant: on the importance of rigour in documenting the literature search process. ECIS, ed. 10, p. 1-14, 2009.
CAMARGO, José Carlos Godoy; ELESBÃO, Ivo. O problema do método nas ciências humanas: o caso da geografia. Mercator-Revista de Geografia da UFC, v. 03, n. 06, p. 7-18, jul./dez. 2004.
CASTRO, Aldemar. Planejamento da pesquisa. São Paulo: AAC, 2001.
CONNELL, Raewyn. The good university: what universities actually do and why it’s time for radical change. London: Zed Books Ltd., 2019.
CREASE, Robert P. A Brief Guide to the Great Equations: The hunt for cosmic beauty in numbers. Boston: Little, Brown Book Group, 2008.
DUMEZ, Hervé. Faire une revue de littérature: pourquoi et comment? Le Libellio d’AEGIS, v. 7, n. 2, p. 15-27, 2011.
ECO, Umberto. Nos ombros dos gigantes. Rio de Janeiro: Record, 2018.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
GARCIA, Maria Manuela Alves. O campo das produções simbólicas e o campo científico em Bourdieu. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 97, p. 64-72, maio 1996.
HISSA, Cássio Eduardo Viana. Entrenotas: Compreensões de pesquisa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
KUHN, Thomas. La estructura de las revoluciones cientificas. México: Fondo de Cultura Económica, 1971.
NÓVOA, António. Carta a um jovem investigador em Educação. Investigar em Educação, Braga, v. 2, n. 3, p. 13-22, 2015.
RANDOLPH, Justus. A Guide to Writing the Dissertation Literature Review. Practical Assessment, Research, and Evaluation, v. 14, n. 13, p. 1-13, 2009.
REUBER, Rebecca. Strengthening your literature review. Family Business Review, n. 23, p. 105-108, 2010.
RIBEIRO SERRA, Fernando Antonio. Comentário editorial: A construção da revisão de literatura. Revista Ibero Americana de Estratégia, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 1-5, 2015.
SILVA, Camila Ferreira da; ALVES, Mariana Gaio. As aspirações dos Aprendizes: Doutorandos em Educação no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 280-308, jan./mar. 2018.
URETA, Carlos Moya. Investigación universitaria y formación en posgrados. Contexto & Educação, Unijuí, ano 37, n. 116, p. 198-212, jan./abr. 2022.
VEIGA-NETO, Alfredo. Paradigmas? Cuidado com eles! In: COSTA, Marisa Vorraber (Org). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2007. p. 35-47.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.
WEBSTER, Jane; WATSON, Richard. Analyse the past to prepare for the future: writing a literature review. MIS Quarterly, v. 26, n. 2, p. xiii-xxiii, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.