DISCURSOS SOBRE GENES NA SALA DE AULA DE GENÉTICA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10134

Palavras-chave:

Gene, Discursos, Sala de Aula, Modelos de Função Gênica

Resumo

Este artigo analisa nos discursos sobre genes na sala de aula, os conceitos e modelos de função gênica usados na disciplina de Genética II na graduação em Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no primeiro semestre do ano 2016. Conceitos de gene, aceitos pela comunidade científica e amplamente divulgados, têm sido desafiados por avanços recentes nas áreas de Genética, Biologia Molecular e Genômica. Nessa pesquisa foram aplicados dois testes, ao começo e ao final do curso, para verificar variações conceituais sobre genes no desenvolvimento do curso, com o objetivo de estabelecer relações entre os discursos sobre genes usados no processo de ensino da disciplina de genética e os testes respondidos pelos estudantes. Os principais resultados obtidos mostram que existe uma relação direta entre os discursos de genes usados na sala de aula e os questionários respondidos pelos alunos, mostrando que o conceito molecular clássico de gene e outras ideias controversas ainda estão bastante presentes nos discursos dos professores no desenvolvimento da disciplina Genética II. Os resultados encontrados sugerem a necessidade da inclusão, na educação científica, de uma abordagem mais atualizada e epistemologicamente bem fundamentada a respeito dos conceitos de gene e dos fenômenos que desafiam ideias típicas a seu respeito.

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Biografia do Autor

Leonardo Celin Patino, UFBA

Doutor em Ensino, Filosofia e Historia das Ciências (UFBA). Mestre em Ensino, Filosofia e Historia das Ciências (UFBA). Licenciatura em Biologia e Química (Universidade del Atlântico).



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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Patino, L. C. . (2022). DISCURSOS SOBRE GENES NA SALA DE AULA DE GENÉTICA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NO BRASIL. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-20. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10134

Edição

Seção

Dossiê Temático