CONTRIBUIÇÕES DE CASOS DE ENSINO NA INVESTIGAÇÃO DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE TUTORES DO MÉTODO PBL
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.10261Palavras-chave:
Aprendizagem profissional da docência, Casos de ensino, Desenvolvimento profissional, Problem Based LearningResumo
O artigo apresenta resultados de pesquisa que analisou o potencial investigativo da construção de casos de ensino para compreender processos de aprendizagem da docência de tutores que atuam em curso universitário situado no estado da Bahia que adota o método Problem-Based Learning (PBL) na sua proposta curricular. Com efeito, busca-se respostas à seguinte questão: qual o potencial investigativo da construção de casos de ensino na compreensão de processos de aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional de um grupo de tutores que atuam no método PBL? Contribuições teóricas de Mizukami (2004); Shulman (2014); Marcelo Garcia (2010) e Day (2012) deram sustentação à análise dos dados coletados por meio de casos de ensino nos anos de 2018 e 2019, e tratados a partir de pressupostos da análise de conteúdo. Os participantes revelaram que a oportunidade de construir casos de ensino os permitiu refletir sobre as práticas docentes habituais, além de analisar a complexidade dos contextos em que estão inseridos. Eles também afirmaram que os casos de ensino favoreceram refletir e se distanciarem dos acontecimentos cotidianos, buscando ressignificações para sua atuação profissional. Aponta-se o potencial dos casos de ensino como promissor dispositivo de investigação do desenvolvimento profissional de docentes desprovidos de uma formação inicial no campo didático-pedagógico.
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