CONTRIBUIÇÕES DE CASOS DE ENSINO NA INVESTIGAÇÃO DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE TUTORES DO MÉTODO PBL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.10261

Palavras-chave:

Aprendizagem profissional da docência, Casos de ensino, Desenvolvimento profissional, Problem Based Learning

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa que analisou o potencial investigativo da construção de casos de ensino para compreender processos de aprendizagem da docência de tutores que atuam em curso universitário situado no estado da Bahia que adota o método Problem-Based Learning (PBL) na sua proposta curricular. Com efeito, busca-se respostas à seguinte questão: qual o potencial investigativo da construção de casos de ensino na compreensão de processos de aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional de um grupo de tutores que atuam no método PBL? Contribuições teóricas de Mizukami (2004); Shulman (2014); Marcelo Garcia (2010) e Day (2012) deram sustentação à análise dos dados coletados por meio de casos de ensino nos anos de 2018 e 2019, e tratados a partir de pressupostos da análise de conteúdo. Os participantes revelaram que a oportunidade de construir casos de ensino os permitiu refletir sobre as práticas docentes habituais, além de analisar a complexidade dos contextos em que estão inseridos. Eles também afirmaram que os casos de ensino favoreceram refletir e se distanciarem dos acontecimentos cotidianos, buscando ressignificações para sua atuação profissional. Aponta-se o potencial dos casos de ensino como promissor dispositivo de investigação do desenvolvimento profissional de docentes desprovidos de uma formação inicial no campo didático-pedagógico.

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Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS. Especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (GEPEPINFOR)/UNIFESP. 

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Moreira, J. da S. . (2022). CONTRIBUIÇÕES DE CASOS DE ENSINO NA INVESTIGAÇÃO DE PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE TUTORES DO MÉTODO PBL. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.10261

Edição

Seção

Artigos