CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10267

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Ensino, Professor, Estudante

Resumo

O presente estudo refere-se a uma investigação sobre a avaliação da aprendizagem escolar. O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar as concepções sobre a avaliação de um grupo de professores de Ciências. Utilizando elementos do método qualitativo, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório. Os dados foram coletados a partir de um questionário respondido por seis professores de Ciências que lecionam em escolas públicas de um município situado no interior do Piauí. Os resultados desta investigação sugerem que os docentes investigados conhecem as características essenciais do ato avaliativo, praticam a avaliação diagnóstica, utilizam instrumentos diversificados para coletar dados para a avaliação e utilizam o sistema de notas para registrar os resultados avaliativos. Porém, a avaliação praticada, segundo as respostas obtidas, não baseia ações visando a reorientação do ensino para promover melhores aprendizagens. Nesse sentido, observou-se, de uma forma geral, o predomínio de concepções tradicionais em relação à avaliação da aprendizagem escolar. Diante desse quadro, recomenda-se que a avaliação tenha como função principal o diagnóstico contínuo das aprendizagens. Além disso, é necessário refletir sobre as questões teóricas (conceito e características) e práticas (instrumentos de coleta de dados e usos dos resultados) que envolvem o ato avaliativo.

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Biografia do Autor

Márcia da Silva Lima, Universidade Federal do vale do São Francisco

 Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do vale do São Francisco, campus Serra da Capivara - PI. Atua como professora de Ciências no município de Anísio de Abreu - PI.

Lucas dos Santos Fernandes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Licenciado em Química e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Atua como professor adjunto na Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Serra da Capivara - PI.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Lima, M. da S. ., & Fernandes, L. dos S. (2022). CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10267

Edição

Seção

Dossiê Temático