PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO QUÍMICO BASEADO EM MODELOS DIDÁTICOS COMO MEDIADORES NA APRENDIZAGEM DO EQUILÍBRIO QUÍMICO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10320Palavras-chave:
Modelo Didático, Mudança Química, Prática DocenteResumo
A análise dos conhecimentos profissionais, práticos e básicos que um professor deve utilizar para projetar, validar e executar uma estratégia didática, com o objetivo de ensinar um conceito químico que estrutura o corpus conceitual da química, levou a propor a modelagem como estratégia de ensino da "Mudança Química", tendo como objetivo a aprendizagem dos alunos do décimo ano, baseando a estruturação da proposta nas formulações teóricas da didática da química. A estratégia de intervenção foi concebida e validada com base na modelagem científico-escolar, o que permitiu determinar e comparar as interpretações dos alunos do décimo ano sobre o modelo científico de mudança química. Os estudantes tiveram que analisar vários fenômenos cotidianos, priorizando, dentro da estratégia, as habilidades de trabalho colaborativo, criatividade, observação, indagação e argumentação. Os resultados mostram que as dificuldades dos estudantes estavam relacionadas a interpretações microscópicas da matéria. Os recursos didáticos utilizados pelo professor mostram erros conceituais em relação às teorias e conceitos anteriores e fundamentais para a compreensão do conceito. Conclui-se que a didática da química deve ser reforçada, a pesquisa sobre educação em química deve ser realizada e as estratégias de ensino para esta ciência devem ser repensadas.
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