EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA INTERLOCUÇÃO NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11025Palavras-chave:
Educação Especial, Escola do campo, Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)Resumo
A proposta deste trabalho é apresentar a oferta da Educação Especial em uma Escola do Campo, no município de Ilhéus-BA, a partir da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A importância desta pesquisa se dá por se tratar de duas modalidades de ensino que buscam garantir o direito a uma educação em que deve atender as suas especificidades. Diante deste contexto, é importante conhecer como ambas trabalham juntas. Utilizando a partir de fontes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96); Plano Nacional de Educação (Lei N° 13.005/2014) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), no qual, proporcionou analisar o Projeto Político Pedagógico da escola. A pesquisa ocorreu a partir de levantamento bibliográfico e análise de documento, onde permitiu compreender a oferta da Educação Especial em uma escola do campo, como possibilitam os estudos de Mantoan (2005); Pereira (2009); Caldart (2012), entre outros/as. A pesquisa foi de cunho exploratório, onde analisou os recursos e documentos pedagógicos, no qual, analisamos a oferta e as dificuldades do trabalho com a Educação Especial em uma escola do campo no município de Ilhéus-BA. Os resultados coletados mostram a precariedade no Atendimento Educacional Especializado para os alunos e alunas público-alvo da Educação Especial na escola do campo e o descaso do setor público diante dessas pessoas.
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