EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA INTERLOCUÇÃO NECESSÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11025

Palavras-chave:

Educação Especial, Escola do campo, Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar a oferta da Educação Especial em uma Escola do Campo, no município de Ilhéus-BA, a partir da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A importância desta pesquisa se dá por se tratar de duas modalidades de ensino que buscam garantir o direito a uma educação em que deve atender as suas especificidades. Diante deste contexto, é importante conhecer como ambas trabalham juntas. Utilizando a partir de fontes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96); Plano Nacional de Educação (Lei N° 13.005/2014) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), no qual, proporcionou analisar o Projeto Político Pedagógico da escola. A pesquisa ocorreu a partir de levantamento bibliográfico e análise de documento, onde permitiu compreender a oferta da Educação Especial em uma escola do campo, como possibilitam os estudos de Mantoan (2005); Pereira (2009); Caldart (2012), entre outros/as. A pesquisa foi de cunho exploratório, onde analisou os recursos e documentos pedagógicos, no qual, analisamos a oferta e as dificuldades do trabalho com a Educação Especial em uma escola do campo no município de Ilhéus-BA. Os resultados coletados mostram a precariedade no Atendimento Educacional Especializado para os alunos e alunas público-alvo da Educação Especial na escola do campo e o descaso do setor público diante dessas pessoas.

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Biografia do Autor

Luana Silva Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz 

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)- Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (UESB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (UFBA). Integrante do Programa Coletivo Paulo Freire/UESC. 

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Santos, L. S. ., & Cruz, L. M. (2022). EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA INTERLOCUÇÃO NECESSÁRIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11025

Edição

Seção

Artigos