GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: COMO EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO AVALIAM A EXPERIÊNCIA QUE TIVERAM NAS AULAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11229

Palavras-chave:

Escola, Gênero, Diversidade, Direitos

Resumo

Este artigo busca analisar a avaliação que egressos do Ensino Médio fizeram sobre as aulas que tiveram sobre o tema Gênero e Sexualidade enquanto conteúdo programático das disciplinas de Filosofia e Sociologia. Esse conteúdo foi ministrado por um dos pesquisadores numa escola particular em Sabará e as aulas ocorreram no 2º ano do Ensino Médio como parte integrante do conteúdo do 2º bimestre em 2019. Nesse sentido, o objetivo aqui é compreender qual a importância que essas aulas tiveram para os egressos, e seus respectivos posicionamentos, em relação à compreensão sobre questões relativas às temáticas de Gênero e Sexualidade. A metodologia adotada foi de questionário aberto aplicado através do Google Forms, na qual o contato com os participantes se deu a partir de meios digitais em out/21, devido ao contexto da pandemia. Os relatos mostram um amadurecimento pessoal ao analisar seus anseios/ dúvidas/ inseguranças antes e após as experiências nas aulas. A importância de se trabalhar essa temática em sala de aula ultrapassa os limites e necessidades do contexto escolar, contribuindo para a vivência da própria sexualidade, como também do respeito à diversidade sexual e de gênero e da necessidade de se trabalhar esse conteúdo dentro da sala de aula.

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Biografia do Autor

Helder Júnio de Souza, UFMG/FaE

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela UFMG. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; em Pedagogia pela FAFIBE e em História pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professor efetivo de História na rede Estadual de Ensino de Minas Gerais

Adla Betsaida Martins Teixeira, UFMG/FaE

Pesquisadora e Professora (Associada IV) na Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GSS - Gênero, Sexualidade e Sexo da Faculdade de Educação da UFMG. Pós-doutorado pela Stanford University and State University of Georgia, School of Education. Pós-Doutorado pela Leeds University e University de Lyon, Franca. Mestrado em Educação Comparada e Internacional pela University of London. Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Souza, H. J. de ., & Teixeira, A. B. M. . (2022). GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: COMO EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO AVALIAM A EXPERIÊNCIA QUE TIVERAM NAS AULAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11229

Edição

Seção

Dossiê Temático