Mulheres cientistas: discutindo sexismo e racismo nas aulas de Química no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11654

Palavras-chave:

ensino de química, desigualdade de gênero, racismo, mulheres na ciência

Resumo

Este estudo buscou discutir sexismo e racismo na Ciência/Química através de uma sequência didática com estudantes de uma escola pública de Ensino Médio localizada em Juazeiro do Norte/CE, para evidenciar o papel das mulheres nesse espaço, fomentando um ensino de Química menos racista, machista e sexista. A sequência didática foi organizada em três momentos, com duração de 50 minutos cada, envolvendo a participação de 27 estudantes. Para a geração dos dados foram utilizados dois questionários com a turma, no início e no final da atividade, além do diário de campo. A atividade revelou que os(as) estudantes possuíam uma concepção caricata e reducionista da figura de cientista, não considerando a possibilidade de mulheres, sobretudo negras, na produção do conhecimento científico e tecnológico. Aliado à experimentação, a sequência didática buscou promover um ensino de Química socialmente contextualizado, possibilitando uma outra visão entre os(as) estudantes sobre ser cientista.

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Biografia do Autor

Maria Fabiana Costa Evangelista, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Licenciada em Química pela Universidade Regional do Cariri (URCA)

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Regional do Cariri

Professor do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (DQB/URCA). Doutorando em Educação (UFMG), Mestre em Educação (UFC) e Licenciado em Química (IFCE).

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Publicado

2023-09-11

Como Citar

Evangelista, M. F. C. ., & Silva, W. D. A. da. (2023). Mulheres cientistas: discutindo sexismo e racismo nas aulas de Química no Ensino Médio. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.11654