"Política Educacional no Brasil: caminhos para a salvação pública" de David N. Plank
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.12888Palavras-chave:
Educação, Desigualdade, políticaResumo
A educação tem uma enorme capacidade de mudar ou progredir algo, sua relevância e possibilidade de modificar a vida das pessoas é inegável, sendo averiguada como grande propulsora de transformação pelo autor David Plank (2001). Dessa maneira, trazendo uma discussão sobre a obra: Política Educacional no Brasil - Caminhos para a Salvação Pública, que aborda aspectos sobre o Brasil e suas regiões, resgata referências histórico-político-sociais; bem como interrelaciona questões de desigualdade racial, de gênero, regional e de distribuição de renda, para expor o sistema educacional brasileiro e a reflexão sobre as problemáticas. Com o intuito de realizar a análise do sistema de ensino brasileiro é requerido o entendimento de alguns elementos sobre o país e suas políticas públicas voltadas para a educação, assim como os reflexos históricos produzidos por escolhas que secundarizam as necessidades educacionais da população brasileira. Há, ainda, a preocupação em abordar aspectos da formação do Brasil e do sistema administrativo educacional, colocados e discorridos nesta resenha crítica e que permeiam a realidade atual. Destaca-se a importância do ensino de qualidade para todos, o que envolve a educação básica o ensino superior, professores e alunos para um melhor desenvolvimento mental e pessoal de cada cidadão brasileiro
Downloads
Referências
CASTRO, Josué de. Geografia da fome. Rio de Janeiro: Antares, 1980.
PLANK, David N. Política Educacional no Brasil: caminhos para a salvação pública. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.