Entre cantos e contragolpes: subversão responsável no ensino de Matemática através da capoeira
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13477Palavras-chave:
capoeira, educação matemática crítica, decolonialidade no ensino, etnomatemática, capoeira e matemáticaResumo
Este é um trabalho que se desenvolve ao questionarmos o lugar que a Matemática ocupa nas escolas: como precursora ou combatente do racismo. Refletimos sobre a proposta da etnomatemática, enquanto prática subversiva, e o importante espaço que a capoeira pode ocupar no sentido oposto ao vivenciado na educação (dita) tradicional. Realizamos entrevistas com professores de Matemática, capoeiristas e estudantes da Educação Básica, a fim de pensar em como reformular as aulas de Matemática à luz dos referenciais teóricos, que englobam decolonialidade, etnomatemática e educação Matemática crítica. A partir das entrevistas e reflexões sobre a inserção da capoeira na sala de aula, podemos criar um espaço escolar decolonial que envolva os educandos. Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar as reflexões dos professores de Matemática sobre a própria prática educativa, além de instigar o debate das questões raciais nos currículos de licenciatura de forma geral.
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