Entre cantos e contragolpes: subversão responsável no ensino de Matemática através da capoeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13477

Palavras-chave:

capoeira, educação matemática crítica, decolonialidade no ensino, etnomatemática, capoeira e matemática

Resumo

Este é um trabalho que se desenvolve ao questionarmos o lugar que a Matemática ocupa nas escolas: como precursora ou combatente do racismo. Refletimos sobre a proposta da etnomatemática, enquanto prática subversiva, e o importante espaço que a capoeira pode ocupar no sentido oposto ao vivenciado na educação (dita) tradicional. Realizamos entrevistas com professores de Matemática, capoeiristas e estudantes da Educação Básica, a fim de pensar em como reformular as aulas de Matemática à luz dos referenciais teóricos, que englobam decolonialidade, etnomatemática e educação Matemática crítica. A partir das entrevistas e reflexões sobre a inserção da capoeira na sala de aula, podemos criar um espaço escolar decolonial que envolva os educandos. Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar as reflexões dos professores de Matemática sobre a própria prática educativa, além de instigar o debate das questões raciais nos currículos de licenciatura de forma geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Guimarães de Oliveira, UFRJ

Mestre em Ensino de Matemática pela UFRJ. Professora de Matemática na Rede Municipal de Educação de Teresópolis. 

Rodrigo Fernandes Morais, UFRJ

Doutor em Ensino de Física pela UFRJ. Docente da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Antonio Carlos Fontes dos Santos, UFRJ

Doutor em Física pela PUC-RIO. Professor Titular do Instituto de Física da UFRJ Bolsista em Produtividade do CNPq, PQ1D.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BISHOP, A. Enculturacion Matemática – La Educación Matemática desde una perspectiva cultural. Barcelona: Editora Paidós, 1999.

BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 1, jan.-jul. 2005.

COSTA W. N.; SILVA V. L. Matemática mítico-religiosa-corporal do negro brasileiro. Scientific American Brasil, v. 15, p. 94-8, 2005.

D’AMBROSIO, U. Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, Montreal, v. 5, n. 1, p. 44-48, 1985.

D’AMBRÓSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 51, p. 1-17, abr. 2015.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. São Paulo: Autêntica, 2016.

FERNANDES, F. S.; GIRALDO, V. Caravelas à vista: Giros decoloniais e caminhos de resistência na formação de professoras e professores que ensinam Matemática. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, v. 12, n. 30, 2019.

GERDES, P. Etnomatemática: Cultura, matemática, educação: colectânea de textos. Instituto Superior Pedagógico, 1991.

GIRALDO, V. Formação de professores de matemática: para uma abordagem problematizada. Ciência e Cultura, v. 70, n. 1, p. 37-42, 2018.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

MIRANDA, C. Currículos decoloniais e outras cartografias para a educação das relações étnico-raciais: desafios político-pedagógicos frente a Lei nº. 10.639/2003. Revista da ABPN, v. 5, n. 11, p. 100-118, jul.-out. 2013.

PAIS, A. Criticisms and contradictions of ethnomathematics. Educ. Stud. Math. v. 76, n. 2, p. 209-230, 2010.

ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling: exploring glocalization in the contexts of local (emic) and global (etic) knowledges. Journal for Research in Mathematics Education, v. 6, n. 1, p. 196-218, 2016.

ROSA, M.; OREY, D. C.; Ethnomathematics and the responsible subversion of its pedagogical action: an investigation based on three anthropological approaches Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 191-209, jan./abr. 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Oliveira, T. . G. de, Morais, R. F., & Santos, A. C. F. dos. (2023). Entre cantos e contragolpes: subversão responsável no ensino de Matemática através da capoeira. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13477