História das mulheres na Educação Infantil: possibilidades didáticas a partir da obra “Frida Kahlo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13607

Palavras-chave:

Ensino, Frida Kahlo, História das Mulheres

Resumo

Este texto busca levantar algumas reflexões sobre as necessidades e possibilidades de desenvolver práticas didáticas que atendam e promovam a valorização da história das mulheres, desde a educação infantil. Para isso, parto das observações dos estudos de gênero e da história das mulheres para discutir sobre as possibilidades de utilizar da literatura como mediação desta proposta. Assim, a partir da seleção da obra “Frida Kahlo”, de Nadia Fink e Pitu Saá, da Coleção Antiprincesas, publicado pela editora Chirimbote SUR, estabeleço as reflexões e levanto possibilidades de como conduzir práticas educacionais desde a educação infantil para a valorização da história das mulheres.

 

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Biografia do Autor

Elenice de Paula, Secretaria do Estado da Educação do Paraná

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional e graduação em Sociologia pela Universidade Paulista. Professora de Sociologia - Secretaria do Estado da Educação do Paraná. 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Paula, E. de. (2023). História das mulheres na Educação Infantil: possibilidades didáticas a partir da obra “Frida Kahlo”. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-13. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.13607