As implicações do projeto de extensão “tutorias colaborativas em alfabetização” na formação inicial docente: contextos e aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14006

Palavras-chave:

Alfabetização, Extensão Universitária, Formação Inicial, Pedagogia

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as implicações do projeto de extensão “Tutorias colaborativas em Alfabetização” para a formação inicial docente, de modo a identificar os contextos de execução e as aprendizagens de duas licenciandas em Pedagogia, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. O estudo sustenta-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Utilizamos como instrumento para produção de dados a entrevista semiestruturada. Os dados revelam que a extensão universitária se configurou como um veículo para aproximar os/as graduandos/as do campo profissional docente, o que contribuiu na socialização de experiências, construção de novos saberes e conhecimento, reflexão e partilha de vivências que favoreceram a constituição da identidade docente. O projeto de extensão possibilitou construir novos entrelaçamentos entre a universidade e a escola de educação, assim fortalecer a formação docente e a educação na área de inserção da UESC.

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Biografia do Autor

Alba Lúcia Gonçalves, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil.

Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Docente adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Docente do Programa de Pós-graduação em Educação/UESC- Brasil. Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil/UESC. Grupo de Estudo e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (UESB), Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação.

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Publicado

2023-12-09

Como Citar

Gonçalves, A. L., & Cruz, L. M. . (2023). As implicações do projeto de extensão “tutorias colaborativas em alfabetização” na formação inicial docente: contextos e aprendizagens. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14006