As implicações do projeto de extensão “tutorias colaborativas em alfabetização” na formação inicial docente: contextos e aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14006Palavras-chave:
Alfabetização, Extensão Universitária, Formação Inicial, PedagogiaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as implicações do projeto de extensão “Tutorias colaborativas em Alfabetização” para a formação inicial docente, de modo a identificar os contextos de execução e as aprendizagens de duas licenciandas em Pedagogia, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. O estudo sustenta-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Utilizamos como instrumento para produção de dados a entrevista semiestruturada. Os dados revelam que a extensão universitária se configurou como um veículo para aproximar os/as graduandos/as do campo profissional docente, o que contribuiu na socialização de experiências, construção de novos saberes e conhecimento, reflexão e partilha de vivências que favoreceram a constituição da identidade docente. O projeto de extensão possibilitou construir novos entrelaçamentos entre a universidade e a escola de educação, assim fortalecer a formação docente e a educação na área de inserção da UESC.
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