Resíduos domésticos e a poluição do Rio Catu: uma proposta didática para o ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14020

Palavras-chave:

ensino de química, abordagem CTS, temas sociocientíficos

Resumo

A formação do cidadão pensante, participativo e que atue de maneira consciente sobre os problemas da sociedade é uma das preocupações que norteiam o Ensino de Ciências. Portanto, pensar em estratégias de ensino que visam atender a necessidade de indivíduos socialmente ativos, educados cientificamente, mostra-se fundamentalmente importante. É nesse sentido, que este trabalho apresenta a proposta didática “Resíduos domésticos e a poluição do Rio Catu” como alternativa metodológica para auxílio do ensino e aprendizagem no Ensino de Química. Elaborada sob a perspectiva da abordagem CTS e estruturada a partir da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, espera-se estimular o pensamento crítico na questão sociocientífica abordada, e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e solução de problemas, bem como ações em prol do meio ambiente e da comunidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmaria Coelho dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano campus Catu-Ba.

Helenira Lúcia Oliveira Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano

Licencianda em Química pelo IF Baiano campus Catu-Ba e Bolsista do programa Residência Pedagógica.

Juliana Catulino de Santana Costa, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano

Licencianda em Química pelo IF Baiano campus Catu-Ba e bolsista do programa Residência Pedagógica.

Wanderson Farias da Silva Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano,

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Catu-Ba
 

Rosemeire Baraúna Meira de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Doutora em Educação pela pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA/ FACED) Docente Instituto Federal Baiano – Campus Catu. Líder do grupo ACAD. Bolsista do CNPq, PQ1B.

Referências

CASTRO, M. C.; JUNIOR, P. M.; LIU, A. S.. Abordagem CTS: uma análise dos Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química, de 2012 a 2018. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n. 3, p. 191-205, 2019.

FERREIRA, W. M et al. Corantes: uma abordagem com enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) usando processos oxidativos avançados. Revista Química Nova na Escola, São Paulo-SP, v. 40, n. 4, p. 249-257, nov.2018.

LIMA, L. B. Abordando a Poluição Hídrica com estudantes do ensino médio por meio de uma Sequência Didática. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

MUENCHEN, C; DELIZOICOV, D. A construção de um processo Didático-Pedagógico: aspectos epistemológicos. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 03, p. 199-215. set/dez. 2012.

NETO, F. M. Potencial poluidor e risco ambiental dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Gramame, Paraíba, Brasil. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

PRSYBYCIEM, M. M. A experimentação investigativa em um enfoque CTS no ensino das funções químicas inorgânicas de ácidos e óxidos na temática ambiental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.

PRSYBYCIEM, M. M; SILVEIRA, R. M. C. F.; SAUER, E. Experimentação investigativa no ensino de química em um enfoque CTS a partir de um tema sociocientífico no ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 3, p. 602-625, 2018.

SANTOS, W. L. P; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química. 4. Ed. Ijuí: Unijuí, 2010.

SILVA, M. A. N; QUADROS, A. L. Ensino por temas: a qualidade do ar auxiliando na construção de significados em química. Revista Química Nova na Escola, São Paulo-SP, v. 38, n. 1, p. 40-46, fev. 2016.

SOUZA, P. S.; GEHLEN, S. T. Questões sociocientíficas no Ensino de Ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v.19, n.11, p.1-22, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Santos, S. C. dos, Gonçalves, H. L. O., Costa, J. C. de S., Alves, W. F. da S. ., & Araújo, R. B. M. de . (2023). Resíduos domésticos e a poluição do Rio Catu: uma proposta didática para o ensino de química. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-10. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14020