Resíduos domésticos e a poluição do Rio Catu: uma proposta didática para o ensino de química
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14020Palavras-chave:
ensino de química, abordagem CTS, temas sociocientíficosResumo
A formação do cidadão pensante, participativo e que atue de maneira consciente sobre os problemas da sociedade é uma das preocupações que norteiam o Ensino de Ciências. Portanto, pensar em estratégias de ensino que visam atender a necessidade de indivíduos socialmente ativos, educados cientificamente, mostra-se fundamentalmente importante. É nesse sentido, que este trabalho apresenta a proposta didática “Resíduos domésticos e a poluição do Rio Catu” como alternativa metodológica para auxílio do ensino e aprendizagem no Ensino de Química. Elaborada sob a perspectiva da abordagem CTS e estruturada a partir da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, espera-se estimular o pensamento crítico na questão sociocientífica abordada, e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e solução de problemas, bem como ações em prol do meio ambiente e da comunidade local.
Downloads
Referências
CASTRO, M. C.; JUNIOR, P. M.; LIU, A. S.. Abordagem CTS: uma análise dos Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química, de 2012 a 2018. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n. 3, p. 191-205, 2019.
FERREIRA, W. M et al. Corantes: uma abordagem com enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) usando processos oxidativos avançados. Revista Química Nova na Escola, São Paulo-SP, v. 40, n. 4, p. 249-257, nov.2018.
LIMA, L. B. Abordando a Poluição Hídrica com estudantes do ensino médio por meio de uma Sequência Didática. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
MUENCHEN, C; DELIZOICOV, D. A construção de um processo Didático-Pedagógico: aspectos epistemológicos. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 03, p. 199-215. set/dez. 2012.
NETO, F. M. Potencial poluidor e risco ambiental dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Gramame, Paraíba, Brasil. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
PRSYBYCIEM, M. M. A experimentação investigativa em um enfoque CTS no ensino das funções químicas inorgânicas de ácidos e óxidos na temática ambiental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.
PRSYBYCIEM, M. M; SILVEIRA, R. M. C. F.; SAUER, E. Experimentação investigativa no ensino de química em um enfoque CTS a partir de um tema sociocientífico no ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 3, p. 602-625, 2018.
SANTOS, W. L. P; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química. 4. Ed. Ijuí: Unijuí, 2010.
SILVA, M. A. N; QUADROS, A. L. Ensino por temas: a qualidade do ar auxiliando na construção de significados em química. Revista Química Nova na Escola, São Paulo-SP, v. 38, n. 1, p. 40-46, fev. 2016.
SOUZA, P. S.; GEHLEN, S. T. Questões sociocientíficas no Ensino de Ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v.19, n.11, p.1-22, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.