O podcast Farmei! na formação inicial docente: contribuições para abordagem humanizada dos espaços não-formais
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14025Palavras-chave:
Podcast, Ensino de química, Formação docenteResumo
O presente trabalho visa promover a análise e discussão acerca da utilização do podcast Farmei! cuja produção objetiva divulgar as ciências da natureza e suas relações com direitos humanos a partir de jogos e atividades lúdicas, especialmente, de jogos de videogame. Para tanto, foram realizados levantamentos em anais de dois eventos científicos, o Encontro Nacional de Ensino de Química e o Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, entre os anos de 2010 e 2020, a fim de identificar as produções teóricas que abordam a utilização de podcasts como ferramentas formativas para professoras e professores de ciências da natureza. A partir da análise realizada, foi percebida uma lacuna em relação a pesquisas que abordem o uso de podcasts como ferramentas didáticas e, ainda mais incipientes, quanto ao uso delas na formação docente. Visando contribuir para a superação deste quadro, são apresentados encaminhamentos para identificar as potencialidades e limitações de um podcast, o Farmei!, como ferramenta auxiliadora no processo ensino-aprendizagem de futuros docentes, na abordagem de temáticas inovadoras para o ensino, no caso em questão, os espaços não-formais e suas contribuições para a educação em ciências.
Downloads
Referências
HENRIQUES, Rosali; LARA, Lucas. F. Os museus virtuais e a pandemia do covid 19: a experiência do Museu da Pessoa. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 10, n. Especial, p. 209–220, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/35924. Acesso em: 15 abr. 2023.
JACOBUCCI, Daniela. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão. Uberlândia, v. 7, 2008. Disponível em: www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/download/20390/10860. Acesso em: 10 mar. 2023.
KRAPAS, Sonia.; REBELLO, Lúcia. O perfil dos museus de ciência da cidade do Rio de Janeiro: a perspectiva dos profissionais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Porto Alegre, v. 1, n. 1 p. 68-85, jan./abr. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4185. Acesso em: 10 mai. 2023.
MARQUES, Fabrício. Microfones abertos para a ciência. Revista Pesquisa FAPESP, n. 277, março de 2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/microfones-abertos-para-aciencia. Acesso em: 22 de ago. 2023.
OLIVEIRA, Roberto. D. V. L.; SILVA, João. R. R. T. Jogos digitais como arte na interface entre educação científica e educação em direitos humanos: reflexões e possibilidades. Revista Eletrônica Ludus Scientiae. Foz do Iguaçu, v. 3, n. 2, p.12 - 34, Jul./Dez. 2019. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/1843/1938. Acesso em: 24 de mar. 2023.
PINHEIRO, Bárbara C. S.; OLIVEIRA, Roberto D. V. L. Divulgação... de qual ciência? Diálogos com epistemologias emergentes. In: ROCHA, Marcelo B.; OLIVEIRA, Roberto D. V. L. (orgs.). Divulgação científica: textos e contextos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.
SILVA, Camila. S. Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de Ciências: saberes e prática reflexiva. 2009. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90931. Acesso em: 10 mai. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.