O podcast Farmei! na formação inicial docente: contribuições para abordagem humanizada dos espaços não-formais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14025

Palavras-chave:

Podcast, Ensino de química, Formação docente

Resumo

O presente trabalho visa promover a análise e discussão acerca da utilização do podcast Farmei! cuja produção objetiva divulgar as ciências da natureza e suas relações com direitos humanos a partir de jogos e atividades lúdicas, especialmente, de jogos de videogame. Para tanto, foram realizados levantamentos em anais de dois eventos científicos, o Encontro Nacional de Ensino de Química e o Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, entre os anos de 2010 e 2020, a fim de identificar as produções teóricas que abordam a utilização de podcasts como ferramentas formativas para professoras e professores de ciências da natureza. A partir da análise realizada, foi percebida uma lacuna em relação a pesquisas que abordem o uso de podcasts como ferramentas didáticas e, ainda mais incipientes, quanto ao uso delas na formação docente. Visando contribuir para a superação deste quadro, são apresentados encaminhamentos para identificar as potencialidades e limitações de um podcast, o Farmei!, como ferramenta auxiliadora no processo ensino-aprendizagem de futuros docentes, na abordagem de temáticas inovadoras para o ensino, no caso em questão, os espaços não-formais e suas contribuições para a educação em ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Ribeiro Bezerra, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Discente da Licenciatura em Química na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Bolsista do PIBID - CNPq.

Mayara Soares de Melo, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutora em Educação em Ciências pelo PPGEduC/UnB. Docente na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Vice-líder do grupo de pesquisa Diálogos FormAtivos em Educação em Ciências da UFOB.

Referências

HENRIQUES, Rosali; LARA, Lucas. F. Os museus virtuais e a pandemia do covid 19: a experiência do Museu da Pessoa. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 10, n. Especial, p. 209–220, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/35924. Acesso em: 15 abr. 2023.

JACOBUCCI, Daniela. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão. Uberlândia, v. 7, 2008. Disponível em: www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/download/20390/10860. Acesso em: 10 mar. 2023.

KRAPAS, Sonia.; REBELLO, Lúcia. O perfil dos museus de ciência da cidade do Rio de Janeiro: a perspectiva dos profissionais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Porto Alegre, v. 1, n. 1 p. 68-85, jan./abr. 2001. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4185. Acesso em: 10 mai. 2023.

MARQUES, Fabrício. Microfones abertos para a ciência. Revista Pesquisa FAPESP, n. 277, março de 2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/microfones-abertos-para-aciencia. Acesso em: 22 de ago. 2023.

OLIVEIRA, Roberto. D. V. L.; SILVA, João. R. R. T. Jogos digitais como arte na interface entre educação científica e educação em direitos humanos: reflexões e possibilidades. Revista Eletrônica Ludus Scientiae. Foz do Iguaçu, v. 3, n. 2, p.12 - 34, Jul./Dez. 2019. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/1843/1938. Acesso em: 24 de mar. 2023.

PINHEIRO, Bárbara C. S.; OLIVEIRA, Roberto D. V. L. Divulgação... de qual ciência? Diálogos com epistemologias emergentes. In: ROCHA, Marcelo B.; OLIVEIRA, Roberto D. V. L. (orgs.). Divulgação científica: textos e contextos. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.

SILVA, Camila. S. Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de Ciências: saberes e prática reflexiva. 2009. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90931. Acesso em: 10 mai. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Bezerra, P. R., & Melo, M. S. de. (2023). O podcast Farmei! na formação inicial docente: contribuições para abordagem humanizada dos espaços não-formais. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-13. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14025