O papel da contextualização em química no curso de formação de engenheiros mecânicos: uma análise do monitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14038

Palavras-chave:

contextualização, Ensino de química geral, engenharia mecânica

Resumo

 A química é uma ciência presente tanto em situações triviais quanto em contextos complexos do cotidiano. No campo da Engenharia Mecânica, essa influência se destaca, pois os engenheiros mecânicos enfrentam a crucial escolha de materiais, considerando requisitos como resistência, durabilidade, leveza e resistência à corrosão. Essas decisões impactam diretamente o desempenho de veículos e sistemas mecânicos que projetam. Diante disso, o presente trabalho visa investigar o impacto da contextualização sobre a compreensão de engenheiros  mecânicos em formação acerca dos conceitos químicos e de sua importância no exercício das atividades profissionais. Para realizar esta pesquisa, uma entrevista foi conduzida com os alunos, pelo monitor da disciplina de Química Geral II Experimental. Os resultados da pesquisa mostraram que a abordagem contextual promoveu o aprendizado de forma significativa. Os alunos passaram a enxergar a química como fundamental para solucionar problemas complexos na engenharia mecânica. A integração entre teoria e prática tornou a disciplina mais relevante, envolvente e motivadora. Em conclusão, a contextualização, quando desenvolvida de maneira eficaz, não apenas aprimora o desempenho acadêmico, mas também transforma as percepções sobre a relevância da química, desenvolvendo habilidades práticas e preparando abrangentemente os alunos para os desafios da Engenharia Mecânica.

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Biografia do Autor

Rafael Rocha Teixeira, Universidade Estadual de Santa Cruz

 Graduando em Licenciatura em Química. Discente na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Rosilene Ventura de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela UESB. Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Luiza Renata Felix de Carvalho Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Teixeira, R. R., Souza, R. V. de, & Lima, L. R. F. de C. (2023). O papel da contextualização em química no curso de formação de engenheiros mecânicos: uma análise do monitor. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-12. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14038