O ensino de fórmulas, equações e reações químicas: elaborando um dicionário químico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14049

Palavras-chave:

material didático, cinética química, termodinâmica

Resumo

Este trabalho propõe um "Dicionário Químico" como material didático para facilitar o aprendizado de conceitos complexos em Química. Desenvolvido no site canva.com, aborda temas selecionados com base nas experiências dos autores durante estágios de observação e regência no curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz. A proposta é que esse recurso seja utilizado na Educação Básica por alunos e professores, fornecendo uma abordagem acessível para interpretar os processos e simbologias envolvidos em conteúdos como cinética química e termodinâmica. Para avaliação do material didático, conduziu-se uma aula demonstrativa simulando um ambiente de Ensino Médio na disciplina Prática Integrada de Química I. Como parte da dinâmica da atividade, o "Dicionário Químico" foi incorporado na aula a fim de auxiliar na compreensão e resolução de perguntas sorteadas pelos estudantes. O material didático foi avaliado quanto a confecção e aplicação por dois grupos que utilizaram quatro critérios distintos de avaliação, previamente definidos na disciplina. Ao final, as avaliações indicaram que o “Dicionário Químico” tem potencial para ser utilizado em sala de aula. As contribuições recebidas foram consideradas para aprimorar mais a proposta, ressaltando o potencial do "Dicionário Químico" como um material de apoio ao ensino e aprendizagem de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Alves Gomes da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz, campus Ilhéus.

Ester Costa Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz, campus Ilhéus. Bolsista do CNPq em Iniciação Científica.

Francisco Carneiro Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, campus Ilhéus, Brasil. Bolsista do CNPq em Iniciação Científica.

Rosilene Ventura de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela UESB. Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Referências

ANDRADE, R. S; ZUIN, V.G. A experimentação na educação em química verde: uma análise de propostas didáticas desenvolvidas por licenciandos em química de uma IES federal paulista. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. e25960-22, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u13171338. Acesso em: 10 set. 2023.

BORGES, D. S. L.; DAMATTA, R. A. Letramento Científico E Seus Desdobramentos Na Literatura Nacional E Internacional. SciELO Preprints, 2023. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.6006. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6006. Acesso em: 11/09/2023.

CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. São Paulo: Instituto de Biociências da Unesp – Campus de Botucatu, 2002.

FREITAS, F. M. D. E.; KOHN, P. B. A.; SANGIOGO, F. A. Modelagem no Ensino de Química: alguns fundamentos e abordagens da Educação Básica ao Ensino Superior. In: Encontros de Debates sobre o Ensino de Química, 41., 2022, Capão do Leão-RS. Anais […]. n. 41. Capão do Leão-RS: UFPel, 2022. p. 1-11. Disponível em: https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/125. Acesso em 26/07/2023.

JUSTINO, M. N. Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docente. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

MEDEIROS, D. R. Resolução de Problemas Como Proposta Metodológica Para O Ensino de Química. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019. Disponível em: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4597. Acesso em: 17/08/2023.

LIMA, F. S., et al. Educação Inclusiva no Ensino de Ciências e de Química: Uma revisão da literatura sobre as propostas pedagógicas direcionadas a estudantes com desenvolvimento atípico. Ciência e Natura, v. 44, n. 5, p. 32-32, 2022.

LIMA, M. M.; IBRAIM, S. de S.; SANTOS, M. Análise de aspectos de natureza da ciência expressos por uma professora em formação inicial no contexto de uma disciplina de história da química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 23, p. 1-19, 2021.

OLIVEIRA, L. A. B.; C, L.; ROCHA da. F. O Ensino De Química Por Investigação Em Um Livro Didático: Análise Da Abordagem Experimental. Revista Prática Docente, v. 7, n. 2, p. e22042–e22042, 2022.

SANDRI. C. M.; FILHO. O. S. Os Modelos de Abordagem Da Química Verde No Ensino de Química. Educación Química. v. 30, n. 4, p. 34-46, 2019. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/pdf/eq/v30n4/0187-893X-eq-30-04-34.pdf. Acesso em: 17/07/2023.

SANTOS, G. P.; LATINE. R. M. Construção de Significados Na Interlocução Entre Contextualização E Atividades Experimentais No Ensino de Química. Alexandria, v. 12, n. 1, p. 205-225, 2019.

SANTOS, I. P dos; SANTOS, L. B. dos.; PEREIRA, A. I. S.; MADEIRA, K. M. L. O Ensino De Química E A Importância Da Conexão Com A Realidade Discente: Um Estudo Sobre A Percepção De Docentes Da Rede Estadual Do Ensino Médio No Município De Codó-Ma. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 21, p. 323-333, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3024. Acesso em: 17/09/2023.

SILVA, F. C. et al. Relação entre as dificuldades e a percepção que os estudantes do ensino médio possuem sobre a função das representações visuais no ensino de Química. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, p. 1-21, 2021.

SILVA, G. B. DA; TEODORO, D. L.; QUEIROZ, S. L. Aprendizagem Cooperativa No Ensino De Ciências: Uma Revisão Da Literatura. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, p. 01-30, 2019.

SILVA, W. L. A Dificuldade Do Ensino Aprendizado No Exercício Da Química No Ensino Médio De Algumas Escolas Públicas Do Interior Do Tocantins. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 23, p.207-221, 2021.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. Arq Mudi. v. 11, (Supl.2), p. 110-114, 2007.

STAFUSA, A. M. F. L.; SANTOS, M. R. DE O.; CARDOSO, V. C. Teoria cognitiva da aprendizagem multimídia e jogos digitais. Matemática e Ciência: construção, conhecimento e criatividade. Matemática e Ciência, v. 3, n. 2, p. 8-36, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/matematicaeciencia/article/view/25329/17668. Acesso em: 10 out. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Silva, N. A. G. da, Silva, E. C., Lima, F. C., & Souza, R. V. de. (2023). O ensino de fórmulas, equações e reações químicas: elaborando um dicionário químico. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-13. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14049