A substância sob o abstrair e o concrecionar no Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14054

Palavras-chave:

ensino de química, substância, mereologia

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo investigar os significados do termo “substância” no campo do ensino da Química e na Filosofia, sob a perspectiva do hilemorfismo, considerando os processos de abstração e concreção dos objetos de estudo no processo pedagógico. Nesse artigo, é feito um levantamento bibliográfico fundamentado na perspectiva de Silva e Amaral (2013), Aristóteles (2002), Mário Ferreira dos Santos (1955), Newton da Costa (2018) e outros, a fim de discutir os sentidos e os significados subjacentes ao termo substância nas áreas de conhecimento supracitadas. Notamos que, no sentido hilemórfico, a substância evoca um sentido mais amplo, incluindo também a noção científica do termo, e que a utilização deste último nas aulas de Química tende a estimular a perspectiva mereológica do reducionismo físico. Portanto, o distanciamento entre ambos campos de conhecimento, pode apresentar consequências aos processos de abstração e concreção dos estudantes, sobretudo ao pressupor, ainda que implicitamente, uma determinada cosmovisão ontológica na expressão linguística.

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Biografia do Autor

Vinícius Silva dos Santos, Instituto Federal Baiano

Licenciando em Química pelo Instituto Federal Baiano

Rosemeire Baraúna Meira de Araújo, Instituto Federal Baiano

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Docente Instituto Federal Baiano – Campus Catu.

Rosely Souza Rabelo Chaves, Instituto Federal Baiano

Licencianda em Química pelo Instituto Federal Baiano – Campus Catu.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Santos, V. S. dos, Araújo, R. B. M. de, & Chaves, R. S. R. (2023). A substância sob o abstrair e o concrecionar no Ensino de Química. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-13. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14054