A substância sob o abstrair e o concrecionar no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14054Palavras-chave:
ensino de química, substância, mereologiaResumo
Esse trabalho tem por objetivo investigar os significados do termo “substância” no campo do ensino da Química e na Filosofia, sob a perspectiva do hilemorfismo, considerando os processos de abstração e concreção dos objetos de estudo no processo pedagógico. Nesse artigo, é feito um levantamento bibliográfico fundamentado na perspectiva de Silva e Amaral (2013), Aristóteles (2002), Mário Ferreira dos Santos (1955), Newton da Costa (2018) e outros, a fim de discutir os sentidos e os significados subjacentes ao termo substância nas áreas de conhecimento supracitadas. Notamos que, no sentido hilemórfico, a substância evoca um sentido mais amplo, incluindo também a noção científica do termo, e que a utilização deste último nas aulas de Química tende a estimular a perspectiva mereológica do reducionismo físico. Portanto, o distanciamento entre ambos campos de conhecimento, pode apresentar consequências aos processos de abstração e concreção dos estudantes, sobretudo ao pressupor, ainda que implicitamente, uma determinada cosmovisão ontológica na expressão linguística.
Downloads
Referências
AQUINO, Tomás de. Suma teológica. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005. 894 p.
ARISTÓTELES. Metafísica. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002. 695 p.
ARISTÓTELES. Sobre a geração e a corrupção. 1. ed. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2009. 176 p.
CALDERÓN, Padre Álvaro. La naturaleza y sus causas: tomo II. 1. ed. Buenos Aires: Ediciones Corredentora, 2016. 457 p.
COSTA, Newton Carneiro Affonso. O conhecimento científico. 3. ed. São Paulo: Discurso Editorial, 2018, 308 p.
EISBERG, R.; RESNICK, R. Física Quântica: Átomos, Moléculas, Sólidos, Núcleos e Partículas. Rio de Janeiro: Campus, 1979. 928 p.
HENDRY, Robin Findlay; NEEDHAM, Paul. Le Poidevin on the reduction of chemistry. The British journal for the philosophy of science. v. 58, n. 2, p. 339-353, 2007. Disponível: https://www.jstor.org/stable/30115231. Acesso em: 10 de jun. de 2023.
IUPAC. Compendium of chemical terminology (gold book). Version 2.3.3, 2014-02-24. Disponível em: https://goldbook.iupac. org/html/C/C01039.html. Acesso em: 13 de jun. de 2023.
MORTIMER, E. F. Para além das fronteiras da química: relações entre filosofia, psicologia e ensino de química. Química Nova, São Paulo, v. 20, n. 2, 200-207, 1997. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/6Jknv9tHN9XzQBKLzVdkV9b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 de jun. de 2023.
NUNES, Rhamon de Oliveira. Mereologia e o Problema da Composição. In: IMAGUIRE, Guido; CID, Rodrigo. Problema de metafísica analítica. 1. ed. Pelotas: Editora UFPel, 2020, p. 442.
PÉREZ-ESTÉVEZ, Antonio. Materia y generación en Tomás de Aquino. Revista de filosofía, v. 14, n. 26, p. 39-60, 1997. Disponível em: https://produccioncientificaluz.org/index.php/filosofia/article/view/17935/17924. Acesso em: 8 de jun. de 2023.
SANTOS, Mário Ferreira dos. Filosofia e cosmovisão. 2. ed. São Paulo: Logos, 1955. 268 p.
SANTOS, Mário Ferreira dos. Tratado de simbólica. 2. ed. São Paulo: Logos, 1959. 256 p.
SCERRI, Eric Robert. What is an element? What is the periodic table? And what does quantum mechanics contribute to the question?. Foundations of Chemistry. v. 14, p. 69-81, 2012. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10698-011-9124-y. Acesso em: 13 de jun. de 2023.
SILVA, João Roberto Ratis Tenório da. Diversos modos de pensar o conceito de substância química na história da ciência e sua visão relacional. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 707-722, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/yDqGVxRRWxvMzHdq6HS9Ztc/?format=pdf. Acesso em: 10 de ago. de 2023.
SILVA, João Roberto Ratis Tenório da; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do. Proposta de um perfil conceitual para substância. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 3, p. 53-72, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4271/2836. Acesso em: 24 de ago 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.