Contribuições do Estágio Supervisionado em Química para a formação docente: relato de experiência no pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14058Palavras-chave:
estágio supervisionado, prática, formação de professores, químicaResumo
Este trabalho é resultado de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Química I por um discente de Licenciatura em Química de uma Universidade baiana, no contexto do pós-pandemia, em 2023. Com a intenção de contribuir para a construção profissional docente, bem como, no desenvolvimento das habilidades de ensino, no período de quatro meses foram acompanhadas onze (11) aulas em que foram feitas observações das dinâmicas educacionais e algumas atividades de co-participação de aulas de Química em uma escola pública de Itabuna/BA. Para as reflexões teórico-práticas foi utilizado como base o texto de Carvalho (2012) e o diário de bordo virtual do licenciando em Química. Durante esse período foi possível identificar a permuta profissional proporcionada pelo acesso à realidade educacional experimentada pelo licenciando. Assim, mediante discussão das transformações que subsidiaram parte da construção de suas próprias concepções educacionais e metodologia de ensino do licenciando, foi possível notar as contribuições das vivências mediadas pela disciplina de Estágio Supervisionado em Química I para a sua formação no tocante ao desenvolvimento de suas habilidades de ensino que a profissão exige, como também a humanização da prática docente, a importância da análise das teorias educacionais para orientar suas práticas e na construção de sua identidade profissional na formação inicial
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