Contribuições do Estágio Supervisionado em Química para a formação docente: relato de experiência no pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14058

Palavras-chave:

estágio supervisionado, prática, formação de professores, química

Resumo

Este trabalho é resultado de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Química I por um discente de Licenciatura em Química de uma Universidade baiana, no contexto do pós-pandemia, em 2023. Com a intenção de contribuir para a construção profissional docente, bem como, no desenvolvimento das habilidades de ensino, no período de quatro meses foram acompanhadas onze (11) aulas em que foram feitas observações das dinâmicas educacionais e algumas atividades de co-participação de aulas de Química em uma escola pública de Itabuna/BA. Para as reflexões teórico-práticas foi utilizado como base o texto de Carvalho (2012) e o diário de bordo virtual do licenciando em Química. Durante esse período foi possível identificar a permuta profissional proporcionada pelo acesso à realidade educacional experimentada pelo licenciando. Assim, mediante discussão das transformações que subsidiaram parte da construção de suas próprias concepções educacionais e metodologia de ensino do licenciando, foi possível notar as contribuições das vivências mediadas pela disciplina de Estágio Supervisionado em Química I para a sua formação no tocante ao desenvolvimento de suas habilidades de ensino que a profissão exige, como também a humanização da prática docente, a importância da análise das teorias educacionais para orientar suas práticas e na construção de sua identidade profissional na formação inicial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vitor Neves, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus-Bahia. Bolsista da FAPESB.

Elisa Prestes Massena , Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela UFRJ. Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Líder do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências.

Referências

AUSUBEL, David Paul. A aquisição e retenção de conhecimento: uma visão cognitiva. Springer Ciência e Mídia de Negócios, 2012.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

CEEP. Comunidade Escolar. Projeto Político Pedagógico. Itabuna, BA, 2019.

HERREID, Clyde Freeman. O que constitui um bom caso. Revista de Ensino Universitário de Ciências, v. 3, 1997.

IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto et al. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273-292, 2014.

LIMA, Letícia Dayane de. Teoria Humanista: Carl Rogers E a Educação. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-ALAGOAS, v. 4, n. 3, p. 161-161, 2018.

MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Editora Universidade de Brasília, 2006.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.

PONTE, João Pedro da. Investigar a nossa própria prática. Refletir e investigar sobre a prática profissional, p. 5-28, 2002.

ROMÃO, Gustavo Salata; SÁ, Marcos Felipe Silva de. Como elaborar questões de múltipla escolha de boa qualidade. Femina, v. 47, n. 9, p. 561-4, 2019.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

SÁ, Luciana Passos; FRANCISCO, Cristiane Andretta; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos de caso em química. Química Nova, v. 30, p. 731-739, 2007.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.

SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, p. 205-221, 2018.

WARTHA, Edson José; SILVA, EL da; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Neves, J. V., & Massena , E. P. (2023). Contribuições do Estágio Supervisionado em Química para a formação docente: relato de experiência no pós-pandemia . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-11. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14058