A química dos agrotóxicos: uma proposta didática para o ensino médio com enfoque na abordagem CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14060

Palavras-chave:

agrotóxicos, proposta didática, ensino CTS

Resumo

Os agrotóxicos, também conhecidos como defensivos agrícolas ou agroquímicos, são utilizados para combater os agentes que prejudicam o crescimento e a produção das plantas. No entanto, o uso excessivo das substâncias químicas presentes em sua composição pode causar alguns malefícios para a saúde do ser humano e para o meio ambiente. Essa informação, apesar de divulgada, não esclarece os efeitos que causam para as pessoas que manuseiam os agrotóxicos e consomem os produtos contaminados. Dessa maneira, o presente trabalho possui como objetivo propor estratégias metodológicas para a inserção da temática no currículo do ensino médio, por meio da disciplina de química. Após uma revisão bibliográfica para situar conceitualmente a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) na temática em foco, propomos uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos, propostos por Delizoicov e Angotti (1990). Com a iniciativa, almejamos incentivar a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade em que vivem. 

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Biografia do Autor

Alania da silva Santos, Instituto Federal Baiano- Campus Catu

Alania da Silva Santos. Licenciando em Química pelo Instituto Federal Baiano – Campus Catu. Bolsista do PIBID.

Quézia Ramos Pereira, Instituição If baiano Campus Catu

 Licenciando em Química pelo Instituto Federal Baiano – Campus Catu. Bolsista do PRP. 

Neila santos dos Anjos, Instituto Federal Baiano- Campus Catu

 Licenciando em Química pelo Instituto Federal Baiano – Campus Catu. Bolsista do PRP. 

Wanderson Farias da Silva Alves, Instituto Federal Baiano- Campus Catu

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Docente no Instituto Federal Baiano – Campus Catu. 

Rosemeire Barauna Meira de Araujo, Instituto Federal Baiano- Campus Catu

Doutora em Educação pela. Docente Instituto Federal Baiano - Campus Catu. Líder do grupo ACAD. Bolsista do CNPq, PQ1B. 

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Santos, A. da silva, Pereira, Q. R., Anjos, N. santos dos ., Alves, W. F. da S., & Araujo, R. B. M. de . (2023). A química dos agrotóxicos: uma proposta didática para o ensino médio com enfoque na abordagem CTS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-9. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14060