A química dos agrotóxicos: uma proposta didática para o ensino médio com enfoque na abordagem CTS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14060Palavras-chave:
agrotóxicos, proposta didática, ensino CTSResumo
Os agrotóxicos, também conhecidos como defensivos agrícolas ou agroquímicos, são utilizados para combater os agentes que prejudicam o crescimento e a produção das plantas. No entanto, o uso excessivo das substâncias químicas presentes em sua composição pode causar alguns malefícios para a saúde do ser humano e para o meio ambiente. Essa informação, apesar de divulgada, não esclarece os efeitos que causam para as pessoas que manuseiam os agrotóxicos e consomem os produtos contaminados. Dessa maneira, o presente trabalho possui como objetivo propor estratégias metodológicas para a inserção da temática no currículo do ensino médio, por meio da disciplina de química. Após uma revisão bibliográfica para situar conceitualmente a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) na temática em foco, propomos uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos, propostos por Delizoicov e Angotti (1990). Com a iniciativa, almejamos incentivar a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.
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