A Importância da experimentação na introdução à temática de soluções

La importancia de la experimentación al introducir el tema desoluciones

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14061

Palavras-chave:

experimentação, ensino de química, PIBID

Resumo

A importância da experimentação como ferramenta de ensino é evidenciada em muitos estudos da área de química, por permitir uma melhor articulação entre teoria e prática, facilitando assim a compreensão dos conceitos pelos alunos. Diante desta realidade, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) elaboraram uma atividade experimental com o intuito de proporcionar uma experiência de aprendizagem diferente aos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) no contexto relacionado ao assunto de soluções químicas. O experimento teve como base o preparo de diversas soluções com sulfato de cobre II, para que os alunos vissem na prática conceitos como soluto, solvente, concentração e diluição.  Com intuito de analisar o processo de aprendizado e as experiências adquiridas ao longo da participação na atividade experimental, foi aplicado um formulário com questões relacionadas à atividade proposta, percebeu-se então que os estudantes conseguiram articular os conceitos de soluções, a partir dos experimentos realizados, além disso, foi perceptível também a participação e as interações argumentativas entre os estudantes, a fim de explicar os fenômenos observados.

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Biografia do Autor

Ana Vitória Barbosa Neves, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em Licenciatura em química na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA. 

Albérico Lemos Camargo Neto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando em Licenciatura em química na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA.

Luiz Filipe Santana de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando em Licenciatura em química na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus/BA.

Caio Fernando Gromboni, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutor em química pela Universidade Federal de São Carlos. Docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - campus Ilhéus, Ilhéus/BA.

Luiza Renata Félix de Carvalho Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Ensino e filosofia em história da ciência pela Universidade Federal da Bahia. Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Neves, A. V. B., Camargo Neto, A. L. ., Souza, L. F. S. de, Gromboni, C. F. ., & Lima, L. R. F. de C. . (2023). A Importância da experimentação na introdução à temática de soluções : La importancia de la experimentación al introducir el tema desoluciones. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-14. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14061