O prazer de experienciar a residência pedagógica em um subprojeto interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14063Palavras-chave:
residência pedagógica, relato de experiência, formação docenteResumo
O presente trabalho é um relato de experiência, baseado no que foi vivenciado em sala de aula com os alunos do Colégio Estadual José Ferreira Pinto, durante o período de 10 meses, desde novembro de 2022 a setembro de 2023, participando da Residência Pedagógica (RP). Tendo como objetivo expor o relato de uma residente e enaltecer a importância da RP na formação docente. Na escrita deste relato será levado em consideração o posicionamento da residente, dos estudantes e da preceptora. A apresentação dos resultados está organizada e subdividida em eixos, de modo a evidenciar o quão significante é participar da Residência durante o processo de formação na licenciatura. Assim, será visto ao longo do trabalho as narrativas de experiência da residente em primeira pessoa. Para um discente que tem a pretensão de lecionar e beneficiar positivamente sua prática enquanto docente, é fundamental que faça parte de um programa institucional como a Residência Pedagógica, visando contribuir para a sua identidade profissional. Sabe-se que para ser professor precisa-se ter conhecimentos práticos e teóricos e a RP consegue reunir parte dos dois, favorecendo sempre o licenciando. Pensando no quesito da interdisciplinaridade, que é o intuito do subprojeto em questão, os estudantes tiveram a oportunidade de conectar conceitos da sua área com as demais. Podendo levar a conclusão de que a Residência Pedagógica é capaz de aprimorar a prática docente do estudante de licenciatura e contribuir para a formação da identidade profissional desse, ajudando-o a ter mais autonomia, independência, aproximando esse estudante cada vez mais do âmbito escolar, permitindo ainda que ele transite por outras áreas que nem sempre são estudadas na graduação.
Downloads
Referências
ALVES, Jucinara Ferreira et al. A importância do planejamento escolar para a atuação em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 6., 2019, Campina Grande, PB. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2019. p. 1-9. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/ visualizar/58499>. Acesso em: 02 dez. 2023.
COSTA, Carlos Lenilson; FERNANDES, Sheila Beatriz da Silva; BIZERRA, Ayla Márcia Cordeiro. A importância do Estágio de Regência no Processo Formativo Docente: Um Relato de Experiência. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 5., 2018, Recife - PE. Anais [...]. Recife: Realize, 2018. p. 1-10. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID3056_07092018212739.pdf. Acesso em: 02 dez. 2023.
FERNANDES, Sarah. Por que o número de jovens que se candidatam a uma vaga no ensino superior gratuito tem caído nos últimos anos? Jornal UNESP, jun. 2023. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2023/06/22/por-que-o-numero-de-jovens-que-se-candidatam-a-uma-vaga-no-ensino-superior-gratuito-tem-caido-nos-ultimos-anos/#:~:text=O%20principal%20motivo%20para%20o,interesse%20em%20entrar%20na%20universidade. Acesso em: 28 ago. 2023.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
BRASIL. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica>. Acesso em: 28 ago. 2023.
REBOLHO, Anderson Brum; BATISTA, Tailine Penedo; SANTOS, Eliane Gonçalves dos. Contribuições do Programa Residência Pedagógica na constituição de professores de Ciências da Natureza. Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 23, n.3, p. 688-707, set./dez. 2021.
RODRIGUES, Moara Barboza. Aprendendo a ser Professor: do discurso à prática. Revista Pandora Brasil, n. 49, p. 13-21, dez. 2012.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
UMBELINO, Moacir; ZABINI, Franciele Oliveira. A Importância da Interdisciplinaridade na Formação do Docente. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: FORMAÇÃO E CONHECIMENTO, 2014. Sorocaba, SP. Anais [...]. Sorocaba: UNISO, 2014. p. 1-8.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.