O prazer de experienciar a residência pedagógica em um subprojeto interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14063

Palavras-chave:

residência pedagógica, relato de experiência, formação docente

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência, baseado no que foi vivenciado em sala de aula com os alunos do Colégio Estadual José Ferreira Pinto, durante o período de 10 meses, desde novembro de 2022 a setembro de 2023, participando da Residência Pedagógica (RP). Tendo como objetivo expor o relato de uma residente e enaltecer a importância da RP na formação docente. Na escrita deste relato será levado em consideração o posicionamento da residente, dos estudantes e da preceptora. A apresentação dos resultados está organizada e subdividida em eixos, de modo a evidenciar o quão significante é participar da Residência durante o processo de formação na licenciatura. Assim, será visto ao longo do trabalho as narrativas de experiência da residente em primeira pessoa. Para um discente que tem a pretensão de lecionar e beneficiar positivamente sua prática enquanto docente, é fundamental que faça parte de um programa institucional como a Residência Pedagógica, visando contribuir para a sua identidade profissional. Sabe-se que para ser professor precisa-se ter conhecimentos práticos e teóricos e a RP consegue reunir parte dos dois, favorecendo sempre o licenciando. Pensando no quesito da interdisciplinaridade, que é o intuito do subprojeto em questão, os estudantes tiveram a oportunidade de conectar conceitos da sua área com as demais. Podendo levar a conclusão de que a Residência Pedagógica é capaz de aprimorar a prática docente do estudante de licenciatura e contribuir para a formação da identidade profissional desse, ajudando-o a ter mais autonomia, independência, aproximando esse estudante cada vez mais do âmbito escolar, permitindo ainda que ele transite por outras áreas que nem sempre são estudadas na graduação.

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Biografia do Autor

Lara Gabriela Lima Barretto , UEFS

Residente do Programa Residência Pedagógica – Subprojeto interdisciplinar. Curso de Licenciatura em Química.

Assicleide Silva Brito, UEFS

Doutora em Educação em Ciências pela UNB. Docente na Universidade Estadual de Feira de Santana do DEXA

Carolina de Oliveira Cerqueira Lima, UEFS

Doutora em Biotecnologia pela UFBA. Docente no Colégio Estadual José Ferreira Pinto. Perceptora no Programa Residência Pedagógica- Subprojeto Interdisciplinar – Universidade Estadual de Feira de Santana. 

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Barretto , L. G. L. ., Brito, A. S. ., & Lima, C. de O. C. (2023). O prazer de experienciar a residência pedagógica em um subprojeto interdisciplinar. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-15. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14063