Rememorando e ressignificando a docência universitária: relato de experiência debutante
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14197Palavras-chave:
Atividade potencialmente lúdico-pedagógica, ensino superior, júri simulado, mediação didáticaResumo
Apresenta-se relato de experiência da Atividade Potencialmente Lúdico-Pedagógica (APLP) Júri Simulado proposta como recurso metodológico nas aulas de Contabilidade Introdutória no primeiro semestre de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em 2008, cujo conteúdo foi “Escolas de pensamento contábil e discussão crítica entre ciência e técnica". Após detalhamento da APLP, buscou-se, como objetivo geral, analisar o relato da experiência vivenciada pelos discentes diante da proposta de uma APLP. Como objetivos específicos teve-se: desvelar possíveis ressignificações discentes propiciadas por uma APLP e levantar a avaliação dos discentes sobre ela, sua participação e aprendizagem. Para isso, utilizou-se abordagem investigativa qualitativa, pelo paradigma interacionista, exploratória, com estudo de caso instrumental único como procedimento principal, apoiado por Survey e pesquisa bibliográfica. Amostralmente, aplicou-se piloto do questionário eletrônico misto para produzir dados pré-analisados em categoria única pela análise de conteúdo. Como resultado observou-se que a atividade Júri Simulado contribuiu para ressignificação de conceitos sobre didática no Ensino Superior, universo jurídico e Contabilidade, enquanto técnica ou ciência. Quanto à avaliação, participação e aprendizagem, a APLP foi considerada satisfatória, participativa e colaborou para construção de novos aprendizados, validando o alcance dos objetivos para posterior expansão.
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