Rememorando e ressignificando a docência universitária: relato de experiência debutante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14197

Palavras-chave:

Atividade potencialmente lúdico-pedagógica, ensino superior, júri simulado, mediação didática

Resumo

Apresenta-se relato de experiência da Atividade Potencialmente Lúdico-Pedagógica (APLP) Júri Simulado proposta como recurso metodológico nas aulas de Contabilidade Introdutória no primeiro semestre de Ciências Contábeis na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em 2008, cujo conteúdo foi “Escolas de pensamento contábil e discussão crítica entre ciência e técnica". Após detalhamento da APLP, buscou-se, como objetivo geral, analisar o relato da experiência vivenciada pelos discentes diante da proposta de uma APLP. Como objetivos específicos teve-se: desvelar possíveis ressignificações discentes propiciadas por uma APLP e levantar a avaliação dos discentes sobre ela, sua participação e aprendizagem. Para isso, utilizou-se abordagem investigativa qualitativa, pelo paradigma interacionista, exploratória, com estudo de caso instrumental único como procedimento principal, apoiado por Survey e pesquisa bibliográfica. Amostralmente, aplicou-se piloto do questionário eletrônico misto para produzir dados pré-analisados em categoria única pela análise de conteúdo. Como resultado observou-se que a atividade Júri Simulado contribuiu para ressignificação de conceitos sobre didática no Ensino Superior, universo jurídico e Contabilidade, enquanto técnica ou ciência. Quanto à avaliação, participação e aprendizagem, a APLP foi considerada satisfatória, participativa e colaborou para construção de novos aprendizados, validando o alcance dos objetivos para posterior expansão.

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Biografia do Autor

Isabela Pereira de Jesus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde (Faculdade de Guanambi) - Graduada em Ciências Contábeis pela (UESB). Contadora e Consultora de Gestão; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar e Crítica (GEPIC)

Jane Cleia Guimarães Cantil, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação pela UESB - Licenciada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Bacharela em Ciências Contábeis pela UESB. Pesquisadora do GEPIC.

Márcia Mineiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduada em Ciências Contábeis, Licenciada em Pedagogia, professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (FVC), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar e Crítico (GEPIC).

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Jesus, I. P. de, Cantil, J. C. G., & Mineiro, M. (2023). Rememorando e ressignificando a docência universitária: relato de experiência debutante. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-16. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14197