A base e o plano: tensões e distanciamentos na política educacional brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.14334Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular, Política Educacional, CurrículoResumo
Resenha da obra “A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas”, organizada pela professora Márcia Angela da S. Aguiar e pelo professor Luiz Fernandes Dourado, ambos vinculados a Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE).
Downloads
Referências
AGUIAR, Márcia Angela da S.; DOURADO, Luiz Fernandes. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018.
MANENTI, Mariana Aguiar; MOREIRA, Núbia Regina. Las diferencias en disputas en curriculum de formación en psicología. Revista de Educación, n. 31. 1, p. 277-295, 2024. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/article/view/7757. Acesso em: 21 jan. 2024.
MANENTI, Mariana Aguiar; SANTOS, Fábio Viana; MOREIRA, Nubia Regina. Cultura, identidade e política no currículo de formação em Psicologia. Conjecturas, v. 22, n. 5, p. 622-631, 2022. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1005. Acesso em: 21 jan. 2023.
PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana; MANENTI, Mariana Aguiar. Educação Infantil e currículo: o (não) lugar do brincar nos atos curriculares. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 7, n. 14, p. e14893-e14893, 2024. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/893. Acesso em: 21 jan. 2024.
SANTOS, Fábio Viana; DE OLIVEIRA SEREJO, Janaína Alves; MANENTI, Mariana Aguiar. Educação, currículo e pandemia: o fracasso das competências socioemocionais da BNCC. Ensino em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1-5, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7186. Acesso em: 21 jan. 2024.
SANTOS, Fábio Viana; DE OLIVEIRA SEREJO, Janaína Alves; DA SILVA MOREIRA, Jefferson. Apresentação: Práticas curriculares, didáticas e inovações no contexto da educação básica e do ensino superior. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5375. Acesso em: 21 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.