Docência universitária nos Cursos de Artes: percepções discentes sobre o fazer docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.14349

Palavras-chave:

Docência Universitária, Arte, Professor bem sucedido(a)

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da docência universitária no contexto dos cursos de Artes no que diz respeito à percepção discente sobre o fazer docente. Essa discussão tem como finalidade ampliar o conhecimento acerca da docência universitária, contribuindo com os debates a respeito da docência na educação superior. A opção metodológica adotada é definida como qualitativa, dado o seu caráter interpretativo. A construção dos dados tornou-se possível por meio de questionários. Entre os resultados mais significativos estão: ao justificar suas escolhas quanto aos docentes que contribuíram para sua formação, os discentes participantes da pesquisa não elencaram elementos relacionados a uma produção artística reconhecida. Sobressaiu para os estudantes o fato de os docentes terem domínio do conteúdo, boa didática para ensinar, conhecimento na área e o planejamento das aulas. Sobretudo, destacamos o entrelaçamento das práticas docentes e artísticas no contexto universitário. Ainda, emergiu o conceito de professor bem-sucedido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Oliveira Bezerra, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Educação pela UFBA. Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz – DCIE. Mestre em Educação pela UFU

Narciso Larangeira Telles da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Associado II na UFU. Doutor em Teatro pela UNIRIO. Ator, diretor e professor do Curso de Teatro. Bolsista PQ - 1D - CNPq

Referências

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Tradução, Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ANASTASIOU, L. das G. Docência na educação superior. In: RISTOFF, D.; SEVEGNANI, P. (Orgs.). Docência na educação superior: Brasília: Instituto de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 147-171.

AVELINO, W. F.; CORREA, A. C.; DEPS MIGUEL, K. C. “A escola como espaço de aprendizagem: implicações para as Políticas Educacionais”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 9, n. 25, 2022.

ANDRÉ, M. ROSA, D. E. G.; BEILLORET, J. O Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas - SP: Papirus, 2012.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARREIRO, A.C.M. A prática docente na Universidade. In: MALUSÁ, S. A Prática da docência universitária. São Paulo: Factash Editora, 2003. p.137-174.

BEZERRA, P. O. A constituição da identidade profissional e dos saberes docente: territórios da experiência. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, Itapetinga, v. 1, n. 2, p. 432-445, out./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7902. Acesso em: 15 fev. 2023.

BIOTO, P. A. “Pressupostos teóricos da investigação sobre formação de professores”. Boletim de Conjuntura (BOCA), vol. 12, n. 34, 2022.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

COSTA, R. P. D. Experiências de Formação do professor artista: cenários de apaixonamento entre teatro e educação no curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da FUNDARTE/UERGS. Porto Alegre, UFRGS, 2009. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

CRUZ, L. M; FERREIRA, L. G. A Formação Stricto Sensu e seus Contributos para Prática Docente: um estudo freireano. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, ano V, v. 14, n. 42, p. 529-551, 2023.

CUNHA, M. I. da. O bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus, 2008.

CUNHA, M. I. da. O professor universitário na transcrição de paradigmas. 2. ed. Araraquara: JM Editora, 2005.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FELTRAN, R; A sabedoria no melhor professor universitário. In: MALUSÁ, S; FELTRAN, R.C. de S. (Orgs.). A Prática da docência universitária. São Paulo: Factash Editora, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991

LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. Panorama da coleta de dados na pesquisa qualitativa. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LARROSA, J. “Notas sobre experiência e o saber de experiência”. Revista Brasileira de Educação. n. 19. São Paulo, p. 20 – 28 jan/fev/mar/abr, 2002.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2. p. 04-27, jul./dez. 2011.

LIBÂNEO, J. C. O ensino de graduação na universidade – a aula universitária. Texto apresentado na XII Semana de Planejamento Acadêmico Integrado da Universidade Católica de Goiás (UCG), 2003. p. 01-13. Disponível em: https://www.univille.edu.br/community/novoportal/VirtualDisk.html?action=readFile&file=O_ensino_de_graduacao_A_aula_universitaria_Libaneo.pdf&current=/AI/CIP/Planejamento_anual_de_aula. Acesso em: 26 jan. 2023.

LOPONTE, L. G. Arte e estética da docência: conversas com Nietzsche e Foucault. Educação e Arte, Santa Catariana, UDESC, n. 16. ANPED/SUL, 2008.

MALUSÁ, S. Investigação sobre a atualização docente no ensino superior. In: MALUSÁ, S; FELTRAN, R.C. de S. (Orgs.). A Prática da docência universitária. São Paulo: Factash Editora, 2003. p.137-174.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

TEIXEIRA, G. F. M. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. Boletim Técnico do Senac., v. 35, n. 1, p. 28-37, jan./abr. 2009.

TELLES, N. Paragens de um artista-docente-pesquisador. In: TELLES, N. (Org.). Pesquisa em Artes Cênicas: textos e temas. Rio de Janeiro: E-Papers, 2012. p. 45-58.

PAPI, S. de O. G. Professoras iniciantes bem-sucedidas: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. 2011. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011.

RABELLO, R. S. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é: arte e ludicidade na formação do professor. In: D’AVILA, C. (Org.). Ser professor na contemporaneidade: desafios, ludicidade e protagonismo. 2. ed. Curitiba: Editora CRV, 2013. p. 91-105.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Bezerra, P. O., & Silva, N. L. T. da. (2024). Docência universitária nos Cursos de Artes: percepções discentes sobre o fazer docente. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 5(12), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.14349