Um olhar freiriano para a educação na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15596

Palavras-chave:

Infância, Direito, Paulo Freire

Resumo

Este artigo surge a partir das discussões e debates realizados durante o II Seminário "Paulo Freire, vida e obra em movimento: diálogos que permanecem," realizado entre Sergipe e Bahia em 2021. Com o propósito de refletir sobre a Educação Infantil à luz das ideias de Paulo Freire, o evento trouxe à tona questionamentos que incentivaram amplas reflexões: Quais são as concepções de Paulo Freire sobre a infância? Como ele enxerga a criança? Quais contribuições o pensamento freiriano oferece para a Educação Infantil? Para responder a essas questões, adotamos uma abordagem qualitativa. O resultado desse estudo aponta para a necessidade de assegurar uma Educação Infantil emancipadora inspirada nas concepções freireanas,  visando uma educação para a justiça social, para uma infância visível, digna e prazerosa, capaz de desenvolver as capacidades sonhadora, criadora e ousada de, através da educação das crianças, assim diminuir a desigualdade social. Os pequenos cidadãos precisam de uma educação de qualidade que atenda as peculiaridades da infância. Nesse viés, se faz necessário uma prática pedagógica que valorize o respeito à criança como sujeito ativo em seu processo de aprendizagem, reconhecendo suas singularidades e potencialidades. Além disso, é fundamental que o processo educativo seja baseado no diálogo e cooperação, em que as crianças possam expressar-se livremente e desenvolver uma consciência crítica desde a infância. Inspirados nas ideias de Paulo Freire, propomos uma Educação Infantil comprometida com a formação de cidadãos conscientes, capazes de questionar a realidade e participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

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Biografia do Autor

Cláudia Celeste Lima Costa Menezes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC, Mestre e Doutra em Educação pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC. Professora de Educação Infantil e Estágio em Educação Infantil. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Infantil/GEPEI/UESC. Integrante do Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire/UESC. Pesquisadora da Área de Educação Infantil com foco na criança, infância, políticas e gestão da educação, espaços e tempos educativos, estágio, prática pedagógica, currículo, avaliação, ludicidade.

Gilvânia da Conceição Nascimento, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestra em Educação. Pedagoga. Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz. Professora de Políticas e Legislação da Educação. Estuda e pesquisa a Organização dos Sistemas de Ensino e Políticas e Gestão da Educação. Tem inserção direta nos Conselhos Municipais de Educação. Foi Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/UNCME. Faz parte da Diretoria Nacional da UNCME, como Diretora Jurídica e de Legislação e Normas e Coordenadora Estadual da UNCME Bahia. Atua no Fórum Estadual de Educação da Bahia, no Fórum Ampliado dos Conselhos de Educação, no Conselho Nacional de Educação, no Comitê de Olho nos Planos – Ação Educativa e no Comitê Diretivo da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

Menezes, C. C. L. C. ., & Nascimento, G. da C. (2024). Um olhar freiriano para a educação na infância. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 5(12), 1-13. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15596