A ESCOLA FRENTE AS DIFICULDADES EDUCACIONAIS DE ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7622

Palavras-chave:

Escola Pública, Pobreza, Desigualdade Social, Dificuldades Educacionais., Currículo

Resumo

O estudo tem como objetivo tecer uma análise crítica reflexiva acerca do que a equipe gestora e os professores de uma escola municipal da cidade de Camaçari na Bahia têm feito de concreto para ajudar os estudantes a superar dificuldades educacionais provenientes da situação de pobreza e desigualdade social em que se encontram. Metodologicamente ancorado na pesquisa de campo de abordagem qualitativa, o estudo revelou nuances antes não percebidas pelos profissionais da escola pesquisada, até então consideradas como algo natural no cotidiano escolar. Revelou ainda que os principais obstáculos que dificultam a aprendizagem e rendimento escolar são de diversas origens, desde a falta de alimentação adequada em casa e na escola até problemas de saúde.

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Biografia do Autor

Maria Vanuzia de Oliveira Santos, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Secretária Escolar da Rede Municipal de Ensino do Município de Camaçari, Bahia.

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de pesquisa Política e Gestão da Educação, do grupo de pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade, do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital UFBA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) pela Justiça Social (Abrapps). Professor do curso de Pedagogia da Fundação Visconde de Cairu (FVC).

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Santos, M. V. de O., & Araújo, J. de A. (2020). A ESCOLA FRENTE AS DIFICULDADES EDUCACIONAIS DE ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 77-94. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7622

Edição

Seção

Artigos