A ESCOLA FRENTE AS DIFICULDADES EDUCACIONAIS DE ESTUDANTES EM SITUAÇÃO DE POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7622Palavras-chave:
Escola Pública, Pobreza, Desigualdade Social, Dificuldades Educacionais., CurrículoResumo
O estudo tem como objetivo tecer uma análise crítica reflexiva acerca do que a equipe gestora e os professores de uma escola municipal da cidade de Camaçari na Bahia têm feito de concreto para ajudar os estudantes a superar dificuldades educacionais provenientes da situação de pobreza e desigualdade social em que se encontram. Metodologicamente ancorado na pesquisa de campo de abordagem qualitativa, o estudo revelou nuances antes não percebidas pelos profissionais da escola pesquisada, até então consideradas como algo natural no cotidiano escolar. Revelou ainda que os principais obstáculos que dificultam a aprendizagem e rendimento escolar são de diversas origens, desde a falta de alimentação adequada em casa e na escola até problemas de saúde.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Miriam et al. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para políticas públicas. Brasília: UNESCO/ BID, 2002.
ARAÚJO, Jurandir de Almeida. Educação, desigualdade e diversidade: grupos menos favorecidos frente ao sistema escolar brasileiro. Revista da ABPN, v. 4, n. 8, p. 114-125, jul./out. 2012.
ARAÚJO, Jurandir de Almeida. A Conjuntura Atual do Ensino Público no Brasil. Revista Direitos Humanos e Democracia, ano 2, n. 3, p. 125-157, jan./jun. 2014.
ARROYO, Miguel Gonzales. O direito à educação ameaçado: segregação e resistência. In: ARROYO, Miguel Gonzales; ABRAMOVICZ, Anete. (Orgs.). A reconfiguração da escola: entre a negação e a afirmação de direitos. Campinas, SP: Papirus, 2009. p. 129-159.
ARROYO, Miguel Gonzales. Módulo Introdutório: Pobreza, Desigualdades e Educação. Brasília: SECADI/MEC, 2014.
BRITO, Maria Helena de Paula; ARRUDA, Neivaely Aparecida de Oliveira de; CONTRERAS, Humberto Silvano Herrera. Escola, pobreza e aprendizagem: reflexões sobre a educabilidade. Educere - XII Congresso Nacional de Educação. Anais... PUCPR, 2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB de 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
GAMA, Carolina Nozella; DUARTE, Newton. Concepção de currículo em Demerval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 21, n. 62, p. 521-30, 2017.
GARCIA, Adir Valdemar; YANNOULAS, Silvia Cristina. Educação, pobreza e desigualdade social. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 99, p. 21-41, maio/ago. 2017.
GENTILI, Pablo. Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. São Paulo: Vozes, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34 ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; SARAIVA, Ana Maria Alves. A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. ETD – Educ. Temat. Digit. Campinas, SP. v. 17, n. 3, p. 614-632, set./dez. 2015.
SANTOS, Zélia Maria Melo de Lima. Escola como espaço de transformação: a articulação da educação, pobreza e desigualdade social no currículo escolar. Rev. Int. Investig. Cienc. Soc. v. 13, n. 2, p. 239-252, dez. 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.